18 de janeiro de 2012

Pernambuco começa a receber propostas artísticas para o carnaval

DO G1 PE
Podem se inscrever (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)
Selecionados vão animar polos em todo o estado
(Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)

O Governo do Estado, através da Casa Civil, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, lançou, nesta terça-feira (17), a convocatória de habilitação e seleção de propostas artísticas e culturais para compor a programação do carnaval de Pernambuco 2012. O edital será publicado no Diário Oficial desta quarta (18), quando começam as inscrições, que seguem até o dia 25 de janeiro, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 9h às 13h. Podem participar artistas, bandas, orquestras e agremiações de todo o País. O edital ficará disponível nos sites da Setur e Fundarpe.

Os selecionados vão se apresentar em polos de animação montados nas seguintes cidades: Recife, Olinda, Águas Belas, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Tamandaré, Timbaúba, Triunfo, Vitória de Santo Antão, Surubim, Trindade e Arcoverde. Os três últimos municípios entraram este ano no ciclo carnavalesco, que agora contempla as quatro macro-regiões do Estado.
As propostas serão habilitadas e selecionadas para contratação, nas modalidades atração nacional, atração estadual, cortejo carnavalesco e orquestra itinerante de frevo, por uma comissão coordenadora, composta por sete membros nomeados pelo Governo estadual. A programação – data, horário e roteiro – será feita pelos órgãos e entidades executivos do carnaval, com as parcerias das prefeituras municipais.
Entre os critérios de seleção, estão o histórico cultural, a comprovação artística e o valor pecuniário. A escolha das propostas também levará em consideração o perfil cultural de cada cidade polo. O Governo do Estado reservará uma cota de 20% do total da programação para artistas e grupos convidados. O resultado da Convocatória será no dia 30 de janeiro.
Todo o processo será acompanhado por uma comissão formada pela Casa Civil e secretarias de Turismo e Cultura. “Essa comissão serve para alinhar e racionalizar investimentos e energia na organização do carnaval. Antes, por exemplo, os órgãos não conversavam muito entre si sobre as contratações artísticas. Empetur e Fundarpe contratavam separadas. Agora, vamos unificar o trabalho e outras secretarias vão se integrar à comissão, como a Saúde, Trânsito, SDS [Secretaria de Defesa Social]”, explicou o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto.
Alberto Feitosa explica detalhes da convocatória (Foto: Luna Markman/G1)Alberto Feitosa explica detalhes da convocatória
(Foto: Luna Markman/G1)
Ano passado, a contratação das propostas foi feita com base em um edital classificatório, que atribuía pontos aos candidatos, lançado pela Fundarpe. Mas, por ordem do Governo do Estado, foi a Empetur quem usou o edital como referência para contratar as atrações. “Com a convocação, a seleção fica mais aberta, mais clara e unificada. Atribuir pontos é muito subjetivo. E as prefeituras também vão ajudar na hora de optar pelas atrações. Assim, há menos chance das escolhas serem criticadas”, comentou o secretário de Turismo, Alberto Feitosa.
O secretário informou ainda que o Governo vai investir R$ 20 milhões no carnaval pernambucano, mesmo valor do ano passado. O percentual que será usado nas contratações artísticas e culturais ainda não foi definido. Feitosa também garantiu que não haverá atraso nos pagamentos, reclamação constante dos artistas em eventos organizados pelo Poder Executivo. “Os que se apresentaram em 2011, já receberam o dinheiro”, exemplificou.
Outras informações sobre a convocatória das propostas para o ciclo carnavalesco no telefone: (81) 3184.3110.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates