10 de fevereiro de 2012

Isenção da taxa e distribuição de placas em forma de estandarte: são algumas novidades para os ambulantes no Carnaval da Vitória 2012

Do Portal Prefeitura Municipal da Vitória


Visando reforçar ainda mais o Carnaval “Vitória das Alegorias 2012”, foi realizada hoje, na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte da Vitória, antiga Estação Ferroviária, uma reunião com aqueles que fazem o comércio ambulante durante o carnaval, os conhecidos Gasoseiros e Barraqueiros, e representantes de secretarias do município, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil coordenada pelo secretário de Cultura Paulo Roberto Arruda.

Como nos três últimos anos, os comerciantes fizeram seu cadastramento na sede da Secretaria para que possam realizar suas atividades durante o período de Momo. A intenção é coibir a vinda de ambulantes não cadastrados de outras cidades para o carnaval e controlar a venda de bebidas e comidas dentro do circuito da folia, para que o folião não tenha problemas como comida estragada, bebidas falsificadas e falta de higiene.
Foram apresentadas as determinações impostas pelo TAC- Termo de Ajustamento de Conduta, discutido na última quarta-feira em reunião com entidades civis e governamentais. O termo proíbe, por exemplo, o uso de garrafas de vidro no circuito da folia, além do horário para término das festividades.
Este ano, duas novidades deixaram os ambulantes muito satisfeitos: a pedido do prefeito do município, Elias Lira, não será cobrada qualquer taxa de cadastramento dos gasoseiros e barraqueiros, ficando isentos todos que fizeram sua inscrição, decisão que, segundo o prefeito, só foi possível com a viabilização de parcerias com empresas privadas que farão parte de nosso carnaval; Outra novidade será a entrega aos ambulantes, juntamente com as batas e crachás, de uma placa em forma de estandarte para que todos a usem no lugar das improvisadas placas de papaleão com latinhas penduradas, prática muito comum em festas de rua. Essa, aliás, é uma ideia inovadora que trará à festa organização e embelezamento visual.
Ainda segundo o prefeito e o secretário de cultura, o governo Municipal percebe o valor desse trabalho e sabe que os comerciantes são merecedores de respeito, pedindo como contrapartida dos mesmos ao município tão somente um bom atendimento ao público local e turistas, e atenção redobrada em relação às condições de equipamentos e produtos comercializados.
O Secretário de defesa ao Cidadão, Décio Filho, pediu que a Guarda Municipal e Secretarias fossem vistos como parceiros e que todo esforço será ofertado para que tudo corra bem. Reforçando esse pedido o escrivão da polícia civil, Rivanildo Santos, falou sobre a importância do registro feito pelo órgão em relação a qualquer irregularidade identificada por esses profissionais e que será implantado o Juizado do Folião durante o carnaval direcionado ao atendimento de todas as ocorrências durante o período de Momo.
Já o cabo Leonardo, do Corpo de Bombeiros, passou dicas sobre segurança e alertou que fiscalizações serão realizadas para prevenção de riscos em instalações elétricas, registros e mangueiras dos botijões de gás instalados nas barracas e que será exigida a troca imediata de produtos considerados inadequados para uso.
A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, representadas por Karla Fragoso e Graziela Lima, respectivamente, levantaram vários pontos sobre a higiene e conservação dos alimentos. Estimulando o uso de sachês ao invés de bisnagas quando se trata de molhos como maionese, exigindo o uso de material descartável para evitar acidentes com copos de vidro, por exemplo, pedindo atenção em relação aos lacres nas garrafas de água mineral e aos prazos de vencimento dos alimentos e bebidas, incentivando a utilização de produtos de boa qualidade, etc.
Também foi anunciado que a prefeitura fará a distribuição gratuita de garrafas plásticas, os conhecidos squeeze, para que o folião tenha, desta forma, permissão para circular com bebidas em todo trajeto da folia, determinação posta no TAC.
Ao final do encontro foi oferecido a todos os presentes uma leve refeição.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates