28 de março de 2012

Missa especial com a presença do Arcebispo e mais 80 padres comemora os 300 anos da Paróquia de Santo Antão

Do Portal da Prefeitura da Vitória


capa 5
Foi com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburindo, e mais 80 padres, incluindo o pároco responsável pela paróquia há 49 anos, Renato da Cunha Cavalcanti, que uma grande multidão comemorou na noite desta terça-feira, dia 27 de março, os 300 anos de fundação de um dos mais importantes símbolos cristãos de Pernambuco, a Paróquia de Santo Antão, neste município.
Em procissão, os padres e os arcebispo saíram da Igreja de Nossa Senhora dos Homens do Rosário Preto em direção a Matriz de Santo Antão, onde o público esperava, numa área reservada defronte a igreja, o momento especial.
Homenagens, pregação e belos cânticos, incluindo um feito especialmente para a comemoração, abrilhantaram a missão especial.
Quem estava em casa pôde acompanhar todo o evento com a transmissão da TV Nova Nordeste que montou uma super estrutura para transmitir todos os detalhes ao vivo.
A comemoração especial terminou com um enorme bolo servido aos presentes.
A paróquia de Santo Antão está entre as mais antigas do Estado e data de 1712, segundo relatos registrados no Dicionário Histórico, Geográfico e Estatístico de Pernambuco.
A capela de Santo Antão foi edificada em 1626 (depois de incendiada pelos holandeses e posteriormente reconstruída). Com o desorrer dos tempos, veio a servir de Matriz.
O primeiro livro de tombo onde estão os primeiros registros da Paróquia de Santo Antão, informa que o 1º Vigário da Freguesia foi o Padre José Fernandes da Cruz, que esteve à frente da Paróquia de 28 de maio de 1732 a 10 de julho de 1738, e que os primeiros assentamentos de batizado e casamento são de 1732.
Em 1874 a velha Igreja Matriz foi demolida, e foram  lançados os alicerces para a construção da bela igreja que hoje temos na Praça Matriz inaugurada no dia 29 de junho de 1881.
Sua arquitetura apresenta uma mistura de estilos, ora de origem grega, ora de origem romana, onde podemos identificar o Neoclassicismo que vinha chegando ao Brasil justamente na época de sua construção, projeto  idealizado e planejado pelo arquiteto italiano Frei Francisco Maria de Vicenza, da ordem dos Capuchinhos, quando de sua vinda ao Brasil, com a finalidade de construir a Basílica da Penha, no Recife.
Todos os detalhes desta história podem ser encontrados no site da paróquia pelo endereço: www.paroquiadesantoantao.com.br
CONFIRA AS FOTOS:


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates