5 de março de 2012

Prefeitura da Vitória institui, através de decreto, a “Semana da Mulher”


Do Portal da Prefeitura da Vitória

capa

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão está instituindo a “Semana da Mulher”. A ideia surgiu a partir de um projeto apresentado pela Secretaria Municipal da Mulher, de imediato acatado pelo prefeito do município, Elias Lira, que determinou através do decreto 250/2012 a escolha, não só do dia 8 de março quando se comemora oficialmente o Dia Internacional da Mulher, mas, também, dos demais dias em que várias atividades serão oferecidas pelo município já a partir do dia 5 do corrente mês.
Para a Secretária Maria das Graças, responsável pela Secretaria Especial da Mulher, a determinação do prefeito demonstra o compromisso e envolvimento da gestão com as causas femininas, iniciado desde a criação de uma pasta defensora dos direitos da mulher no início do governo que tem colhido excelentes resultados através de ações objetivas e inovadoras.
A história:
A proposta da escolha de um dia que pudesse representar e ser comemorado como dia da mulher surgiu na virada do século XX durante o processo de industrialização e expansão econômica que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.
Porém, o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
A todas as mulheres nossos parabéns pelo seu dia!
Confira a programação da Semana da Mulher em Vitória de Santo Antão:
Dia 05/03/2012
Manhã – No IFPE Campus Vitória haverá oficinas para as alunas do projeto ‘Mulheres Mil’.
Dia 06 e 07/03/2012
Manhã – Na Secretaria Municipal da Mulher haverá uma ‘Ação Cidadania’ em parceria com as secretarias municipais de saúde, educação, ação social, defesa do cidadão e o IFPE, ADVISA, Centro das Mulheres e Grupo da Melhor Idade à partir das 8h.
Na ocasião haverá emissão da carteira do idoso e deficiente, corte de cabelo, maquiagem, distribuição de kits de prevenção, mesa redonda sobre violência e direito das mulheres, exposição de trabalhos do IFPE, Centro das Mulheres e muitas outras ações.
A MICROLINS estará fazendo inscrições das mulheres para participarem do sorteio de alguns cursos.
Dia 08/03/2012
Manhã – No CESV haverá uma ‘Ação Cidadania’ realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias: Da Mulher, Educação, Ação Social e Defesa do Cidadão, onde serão oferecidas ações de saúde para as mulheres entre outras.
Panfletagem na Avenida Mariana – para lembrar a população nesta data que “Toda Mulher tem Direito a uma Vida Livre de Violência”.
Tarde – às 14h horas haverá uma homenagem para as mulheres no auditório da Escola Municipal Pedro Ribeiro com palestras, sorteios de brindes entre outros.
Informações: Secretaria Especial da Mulher. Fone/Fax: (081) 3523-2797


Um comentário:

Jaciete disse...

Em vitoria sempre teve o centro das mulheres que muito fez por nós mulheres,no entanto a secretaria especial das mulheres;que diga-se de passagem foi uma ideia e muita luta da presidente do centro das mulheres(socorro santos)essa secretaria trabalha a parte do centro das mulheres o q deveria trabalhar unida.e desculpe-me a sinceridade ñ vejo fazer nada por nós mulheres pois o q vejo é, infelizmente q antes do interesse que é garantir os direitos das mulheres vem o interesse politico.como cidadã e mulher e eleitora pq votei na atual gestão cobro mas trabalho também nessa área.

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates