3 de março de 2012

Prefeitura da Vitória realiza com sucesso a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social

Do Portal da Prefeitura da Vitória

DSCF8411
Com informações e fotos do Blog Vitória1 (http://www.vitoria1.com/)
Terminou com resultados extremamente positivos a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social da Vitória de Santo Antão, realizada pela prefeitura do município.
Desde a noite da última quinta-feira, dia 1 de março, representantes da sociedade civil e membros do Executivo e do Legislativo municipal, estiveram reunidos na Escola Estadual Polivalente José Joaquim da Silva Filho, no bairro do livramento, para debater e elaborar propostas para o aumento da transparência pública e controle social em nosso município, sendo Vitória de Santo Antão uma das primeiras cidades de Pernambuco a aderir o movimento de cunho nacional.
O encontro da quinta-feira foi tão somente para a abertura oficial da conferência e foi presidido pela Dra. Risomar Oliveira, presidenta da comissão organizadora, com a participação de representantes da sociedade civil organizada e demais autoridades.
Nesta sexta-feira, dia 02, às 8h, o encontro foi reiniciado com os debates iniciando a apresentação dos eixos temáticos pela conferencista, Dra. Fernanda Calado, da Controladoria Geral da União (CGU).
Em seguida houve o desenvolvimento dos grupos para o debate dos Eixos Temáticos que se dividiu em: Promoção da Transparência Pública e Acesso a informações e Dados Públicos; Mecanismos de Controle Social; Engajamento e Capacitação da Sociedade para Controle da Gestão Pública e Diretrizes para a Prevenção e o Combate a Corrupção.
Concluída a elaboração das propostas, as mesmas foram apresentadas em plenária pelos grupos. Logo após foi realizada a eleição dos delegados que representarão Vitória de Santo Antão na conferência Estadual.
O evento contou ainda com uma apresentação de dança típica (Carimbó), realizada por alunas do 3º ano C do projeto Dança na Escola, coordenado pela professora Joana Darc, da Escola Estadual de Referência José Joaquim da Silva Filho.
Ao final foi realizada a leitura do Regimento Interno e em seguida a aprovação do mesmo.
Para o prefeito da Vitória de Santo Antão, Elias Lira que fez questão de participar do evento, a conferência deu um salto importante para a transparência e democratização dos gastos públicos do município, ratificando a necessidade cada vez maior de administrações públicas cristalinas que mostrem a preocupação do gestor com o erário público, independente de quem esteja no poder.
O prefeito salientou ainda a iniciativa ousada do município em fazer a conferencia, mesmo sem ter a obrigatoriedade de realizá-la o que mostra claro comprometimento administrativo.
A conferência estadual está marcada para o mês de abril de 2012, com data e local a serem divulgados aqui em nosso portal.


2 comentários:

Anônimo disse...

Já que o Governo Municipal ainda não criou seu Portal da Transparência, a população deve ser informada do site do Portal Federal: http://pe.transparencia.gov.br/Vit%C3%B3ria_de_Santo_Ant%C3%A3o/receitas/convenios

Anônimo disse...

Aqui está amostra da inadiplência do Município:

Número
Situação
Objeto
Órgão Superior
Convenente
Valor Conveniado (R$)
▼ Total Liberado (R$)
% Liberado



524879
Inadimplente IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO TECNOLOGICO DE INCLUSÃO DIGITAL EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, ESTAÇÃO RODOVIÁRIA. MINISTERIO DA CIENCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO MUNICIPIO DE VITORIA DE SANTO ANTAO 181.305,78 181.305,78 100%
35929
Inadimplene ESTE CONVENIO TEM POR OBJETO GARANTIR, SUPLETIVAMENTE, COM RECURSOS FINANCEIROS, A MANUTENCAO DE ESCOLAS PUBLICAS QUE ATENDAM MAIS DE 20 ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A CONTA DO PROGRAMA DE MANUTENCAO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PMDE. MINISTERIO DA EDUCACAO MUNICIPIO DE VITORIA DE SANTO ANTAO 179.300,0 179.300,0 100%

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates