22 de maio de 2012

Projeto abre quase 17 mil vagas para cursos gratuitos em 58 cidades de PE, inclusive em Vitória


Do G1 PE
Cerca de 17 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos estão sendo oferecidas pelo Projeto Novos Talentos 2012, cujas inscrições começam nesta terça-feira (22). O projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Os interessados devem se inscrever através do site da STQE. Após a inscrição, o candidato vai receber um comprovante com as informações necessárias para a matrícula, como local, data e hora. Ao todo, serão 58 municípios e 69 cursos com inscrições abertas no Senai e Senac. Entre os cursos estão o de costureiro, confeiteiro, padeiro, auxiliar administrativo, desenhista mecânico, eletricista instalador predial de baixa tensão e instalador de tubulação industrial.

"Essa parceria exitosa se repete esse ano, com números ampliados. Pessoas de 18 anos até 60 e muitos, desde que tenham o ensino fundamental concluído ou para concluir esse ano, podem se inscrever. Toda semana apresentaremos novos cursos pelo site, cujas inscrições vão ser na semana seguinte e na outra", explicou o secretário estadual de Trabalho e Qualificação, Antônio Carlos Maranhão.

Além da ficha de inscrição, o site da STQE também traz o cronograma das inscrições em andamento e das próximas. Cada candidato só pode se inscrever apenas uma vez em uma das turmas. As aulas sempre terão início duas semanas após o período de inscrição, pouco depois de sair o resultado de aprovados. As primeiras turmas começam em junho, e a abertura de vagas acontece até o início de setembro.

Entre a documentação necessária para a matrícula estão cópias de RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade (ficha 19). O candidato deverá também fazer uma declaração, de próprio punho, que comprove sua situação de baixa renda. De acordo com a STQE, o processo de seleção ocorrerá por ordem de inscrição. Caso o número de inscritos seja superior ao de vagas, haverá um banco de reservas.

O tempo de duração das turmas depende do curso, podendo variar de 80 a 200 horas-aula. As aulas acontecerão nas sedes do Senai em cada município, ou em escolas públicas estaduais, principalmente no caso dos cursos ofertados pelo Senac. Além da gratuidade do curso, os alunos terão acesso também a material didático gratuito, oferecido pelo Senac e Senai. "Não vão pagar nem pelo material, curso, camiseta e, além disso, se estão se candidatando ao primeiro emprego e ainda não tem carteira profissional, vamos oferecer gratuitamente, e também a inscrição no cadastro do Ministério do Trabalho, o Mais Emprego", falou o secretário Antônio Carlos Maranhão.

Veja a lista dos municípios que recebem o Projeto Novos Talentos 2012 nestas duas primeiras semanas: Afrânio, Abreu e Lima, Agrestina, Araripina, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Camaragibe, Camocim de São Félix, Carpina, Caruaru, Cupira, Feira Nova, Flores, Frei Miguelinho, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Lagoa de Itaenga, Lagoa Grande, Limoeiro, Macaparana, Machados, Olinda, Orocó, Ouricuri, Paulista, Pedra, Pesqueira, Petrolina, Rio Formoso, Sairé, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, Santa Maria, São Joaquim, São Lourenço, Serra Talhada, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Toritama e Vitória de Santo Antão. No Recife, os seguintes bairros receberão o projeto: Água Fria, Areias, Mangueira e Santo Amaro.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates