20 de setembro de 2012

Familiares protestam contra suposto descaso de plano de saúde



Uma possível negligência na assistência médica do plano de saúde Ideal Saúde e a conseqüente morte de uma criança de apenas dois meses no interior do Estado, levou os pais e familiares do pequeno Micael Abner a protestarem, nesta terça-feira (18), no Centro do Recife.
O casal Joseane Lourenço Luna e Josimar Fontes, ambos de Vitória de Santo Antão, interior do Estado, vieram à capital pernambucana para cobrar justiça e condenação dos culpados pela negligência dada pelo plano de saúde e o hospital Casa de Saúde Santa Efigênia em Caruaru. Naquela unidade hospitalar, Micael veio a falecer no dia 31 de julho de 2012, após a 5ª parada cardíaca e infecção generalizada.
Contudo, a trágica história do casal começou no dia 26 de julho de 2012. Naquele dia, segundo os genitores, o pequeno Micael, já com o plano de saúde, realizou uma consulta médica e fez exames de sangue e urina pelo plano onde foi constatada uma infecção urinária tratável. Logo, a médica do plano encaminhou o filho do casal para a Casa de Saúde Santa Efigênia, em Caruaru, para passar 10 dias tomando medicação venosa.
Chegando naquela unidade, a direção do hospital se negou a internar a criança sem o cheque caução e o plano que encaminhou em caráter de urgência, segundo a família, negou todos os procedimentos necessários. Depois de 24 horas de luta, às 13h do dia 27 de julho, enfim, a criança foi internada sob o pagamento de mais de cinco mil reais da família.
Os dias se passaram e na manhã do dia 30 o bebê teve a 1ª parada cardíaca. As horas se passaram e após ter a 4ª parada cardíaca no mesmo dia tendo em vista a infecção que se generalizava, os familiares recorreram novamente ao plano para remover com uma UTI Móvel a criança para outro hospital. Neste momento, segundo Joseane, mas uma vez o atendimento foi negado tendo à criança falecido às 4h do dia 31 de julho após a 5ª e última parada cardíaca.
Para Joseane depois de todo esse sofrimento, a família protestou contra o plano na cidade de Vitória de Santo Antão. Após o ato, segundo Joseane, o plano ameaçou lhe processar por danos morais. Ontem, em mais um ato público, Joseane e Josimar só queriam enfatizar um pedido. “Esperamos por justiça e condenação criminal. Não estamos aqui pela indenização, pois nada trará de volta o nosso filho. Queremos justiça. Eles (plano) disseram que o direito do pequeno Micael tinha chegado ao limite”, enfatizou, bastante emocionados, o casal.
De acordo com o delegado que investiga o caso, Ícaro Rocha, o inquérito policial chegou as suas mãos há uma semana. Segundo ele, todos os médicos da Casa de Saúde Santa Efigênia, em Caruaru, que estavam nos dias de atendimento e que antecederam o óbito da criança serão intimados para prestar depoimento.
Logo após esse momento, segundo o delegado, as ouvidas serão realizadas com o plano de saúde. Contudo, o inquérito policial, segundo Ícaro, ainda não tem prazo para ser concluído. Procurada, a assessoria de imprensa do Ideal Saúde lamentou o ocorrido com o bebê e explicou que todas as coberturas previstas legal e contratualmente com o menor foram disponibilizadas sem qualquer empecilho. O hospital até o momento não se manifestou sobre o assunto.
Da Folha PE


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates