20 de setembro de 2012

Ibama fecha zoológico de Vitória de Santo Antão


O Zoológico Melo Verçosa, o segundo maior de Pernambuco, localizado no município de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Norte)  foi fechado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( IBama) há aproximadamente dez dias. De acordo com o órgão, a administração da instituição, que é municipal, descumpria os preceitos básicos de funcionamento, sendo acusada pela própria população de maus tratos dos animais e de não oferecer segurança aos visitantes.
Os animais de pequeno porte já tem melhores chances. "Eles serão colocados de volta para o habitat natural. É isso que pretendemos fazer, estrategicamente", explica o biólogo. Entre eles, aves e reptéis - como jacarés e cobras.De acordo com o biólogo do Ibama, Edson Andrade, a maior preocupação é com um leão e um urso que estão bastante desnutridos e não há, até o momento, possibilidade de serem  transferidos para outro local. "Inclusive, não descartamos a possibilidade desses animais serem sacrificados, caso não ocorra interesse de outros zoológicos os receberem, a exemplo do Horto de Dois Irmãos no Recife", afirma Edson Andrade. 
A reportagem do LeiaJá procurou o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória de Santo Antão, Severino Roberto, por telefone. Mas até o momento não conseguiu retorno.  Também, o Ministério Público Estadual, por meio da assessoria de Imprensa, disse que enviará em breve uma nota esclarecedora sobre os novos rumos da interdição do zoológico.
Histórico - Desde de 2008 denúncias são feitas ao Ibama e ao Ministério Público Estadual, segundo Edson Andrade. Chama a atenção que a área inicialmente era de 50 mil metros quadrado e hoje é de apenas 10 mil.

Com informações do Portal Leia Já


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates