9 de outubro de 2012

FPF lança a Copa Libertadores Feminina


Rafael Brasileiro/DP/D. A. Press

Pela primeira vez a competição será realizada fora do estado de São Paulo.


Na tarde desta terça-feira, na sede da Federação Pernambucana de Futebol, foram sorteados os grupos da Copa Libertadores Feminina de 2012. A competição será composta por 12 equipes divididas em três grupos com quatro equipes cada.


Serão 10 dias de competição e promessa de muito futebol e charme em campo. Os dez países da Conmebol estarão representados na competição e o Brasil terá três clubes inscritos, todos cabeças de chave. O São José, atual campeão da competição, Foz Cataratas, vencedor da Copa do Brasil de 2011 e Vitória, anfitrião, serão os representantes brasileiros. 

Esta será a primeira vez que a competição será disputada em outra região do país. As três edições anteriores foram disputadas no estado de São Paulo. Em 2009 Santos foi a sede, 2010 foi a vez de Barueri e ano passado, São José dos Campos recebeu a competição.


A mudança de local teve o dedo do presidente da FPF, Evandro Carvalho. Segundo o mandatário pernambucano, a competição será um marco para o futebol em Pernambuco. " Poderemos mostrar para o Brasil e o mundo o que é Pernambuco no contexto internacional de competições", exaltou o presidente da Federação.

A competição terá início no dia 15 de novembro e a grande final será disputada no dia 25 do mesmo mês. Apenas os campeões dos grupos se classificarão para a segunda fase. O melhor segundo colocado se classificará para a semifinal. Como o Brasil terá mais de um representante, se mais de uma das equipes brasileiras passar a segunda fase, elas se encontrarão automaticamente na semifinal. Esta manobra é para que a competição tenha a chance ter uma final internacional. Em caso de empate na fase final, os times irão decidir a vaga na final ou o título nos penaltis, sem prorrogação.

As sedes que abrigarão os clubes serão Caruaru, Garanhuns, Vitória, Olinda e Recife. O estádio da capital que deverá receber os jogos é o Aflitos. Dos doze times da competição, três ainda não confirmaram sua presença na Libertadores. Gerimex da Bolívia, Formas Intimas da Colômbia e o representante do Peru ainda não sabem se estarão presentes na competição por conta dos seus calendários locais. De acordo com 

O destino da competição no próximo ano ainda não foi definido, mas a princípio deve continuar no Brasil. Mesmo com outros países querendo realizar a competição,  o representante da Conmebol no Brasil, Hildo Nejar quer manter a competição aqui. "Ano que vem teremos a quinta edição com certeza, mas não sabemos ainda. Já são quatro anos no  Brasil e prefiro que fique assim, mas Bolívia e Colômbia já demonstraram interesse em realiza-la", comentou Nejar.

Os Grupos

Grupo A

Foz Cataratas - BRA
Formas Intimas - COL*
Dportivo Quito - EQU
Gerimex - BOL*

Grupo B
são José - BRA
Caracas - VEN
Boca Juniors - ARG
Nacional -URU

Grupo C
Vitória - BRA
Colo Colo - CHI
Peru*
Universidad Autonoma - PAR

*Aguardando confirmação

Informações do Portal Super Esportes


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates