23 de outubro de 2012

Prefeitura de Vitória de Santo Antão, diz que quer manter zoológico


Do G1 PE

A Prefeitura de Vitória de Santo Antão descumpriu o prazo dado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para se pronunciar oficialmente sobre o destino dos animais do Zoológico Melo Verçosa. A data final era até a sexta-feira (19) passada. O local foi interditado a pedido do MPPE, no último dia 4 de setembro, por falta de condições adequadas de funcionamento. O secretário de Meio Ambiente da cidade informou, nesta segunda (22), que a prefeitura não pretende se desfazer do zoo.

Em reunião realizada no dia 9 deste mês, o MPPE acordou com a Prefeitura de Vitória o custeio de todas as despesas do leão Ageu e do urso Bruno, que estão velhos e doentes. Ficou acertado que o governo municipal pagaria R$ 4 mil por mês, durante dois anos, ao Rancho Gnomos, que fica em São Paulo e se dispôs em receber os bichos. Em contrapartida, o Rancho Gnomos se responsabilizaria pelo deslocamento aéreo, acompanhamento veterinário e construção de locais adequados para os animais.

Quanto aos outros animais, a prefeitura ficou de arcar com as despesas de locomoção tanto para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) quanto para o Horto de Dois Irmãos, no Recife. No entanto, até o final da tarde desta segunda-feira (22), o Ministério Público afirmou que a prefeitura não se posicionou oficialmente sobre o acordo.



A promotora de Justiça responsável pelo caso, Vera Rejane Mendonça, informou ao G1 que não vai abrir mão das prorrogativas legais e do ajuizamento de Ação Civil Pública  e, se for o caso, fará uma representação ao procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon.

"A representação é contra a prefeitura por crimes ambientais e só o procurador-geral pode denunciar, já que o prefeito tem foro privilegiado. A Ação Civil Pública é para forçar a prefeitura a arcar com o custo de manutenção do leão e do urso pelo Rancho [Gnomos]. O zoológico, que já está interditado, tem que ser fechado, não tem condições de funcionar", disse.

Procurado pelo G1, o secretário de Meio Ambiente de Vitória de Santo Antão, Severino Roberto, informou que a prefeitura formou uma comissão para cuidar do caso e que este grupo tem uma reunião marcada com a promotora Vera Rejane Mendonça na próxima quarta-feira (24). "A gente não quer se desfazer do zoológico, vamos lutar para ficar com os animais", falou o secretário.


Um comentário:

Alice souza disse...

Os carnívoros que necessitam se alimentar uma vez por dia estavam com sinal de desnutrição e os efetivos da saúde que tiveram seus vencimentos diminuídos tanto. A prefeitura quer manter os animais devido ao escândalo que houve, aos não babão da prefeitura é um salário mínimo, quer sim que sobrevivamos mas desnutridos, um servindo de atrativo, outros levando as cargas do serviço público.

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates