25 de fevereiro de 2013

Alunas do Colégio 3 de Agosto são premiadas na Olimpíada de Matemática

Foto: Divulgação.

Estudantes de todo o Brasil que participaram da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já podem conferir o resultado. Para chegar à premiação, os estudantes selecionados precisaram vencer duas etapas. Na primeira, em 5 de junho do ano passado, 19 milhões de alunos de todo o País fizeram provas com questões objetivas e subjetivas. Da segunda, em 15 de setembro, participaram aproximadamente 800 mil estudantes – os que tiveram melhor avaliação na fase inicial.
No Município da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, as estudantes Ranielly Emmily da Silva, Maria Aparecida de Araújo Raimundo, Alexandra Rayanne da Silva – todas da 6ª Série (2012) do Colégio Municipal 3 de Agosto, foram premiadas na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Desde 2005, quando foi instituída, a olimpíada estimula o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o País, além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Para estudantes medalhistas do ensino fundamental e médio, a Obmep oferece bolsas do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr.) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), para medalhistas que estejam se graduando.
Ao participar do PIC Jr. os alunos recebem bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com duração de um ano, a participação no PIC Jr. visa aprofundar o conhecimento matemático dos participantes, expandir o gosto pela matemática e pela ciência em geral e estimular a criatividade por meio do confronto com questões interessantes da disciplina.
A olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) – organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a promoção conjunta do MCTI e do Ministério da Educação (MEC). Também são desenvolvidos pela Obmep o Programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci) e o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti). Mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da Obmep a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Recentemente, o estudante Renato Ferreira Costa, também aluno do Colégio 3 de Agosto, conquistou o primeiro lugar do curso de eletrônica do Vestibular 2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), ultrapassando 793 candidatos.
Parabéns à direção, professores e todos que fazem o colégio 3 de Agosto e a Secretaria de Educação da Vitória.

Com informações do A Voz da Vitória



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates