15 de março de 2013

Trabalhos acadêmicos de funcionárias do Parque Melo Verçosa são selecionados para congresso em Santa Catarina

Foto: Divulgação/PMV

Stella Barros e Karol Priscilla: talento e dedicação com os animais transformam-se agora em reconhecimento

O Parque Melo Verçosa em Vitória de Santo Antão passou recentemente por uma completa reforma estrutural que melhorou consideravelmente o habitat de dezenas de animais que vivem no local. Sob a coordenação dos secretários Paulo Roberto, de Cultura, Turismo e Esporte, e Severino Roberto, a época Secretário de Meio Ambiente do município, o parque se adequou as determinações do IBAMA e manteve seu funcionamento.
Após as melhorias foram  iniciados trabalhos acadêmicos de estudo do comportamento dos animais que lá habitam e posterior aplicação de técnicas de enriquecimento ambiental (EA), um método criativo onde são oferecidos artefatos enriquecedores nos recintos de modo que os animais se interessem em interagir com os mesmos, quebrando a monotonia diária e uma consequente melhoria da qualidade de vida dos animais cativos.
Dois desses trabalhos foram fundamentais nesse processo e agora foram selecionados para apresentação no 37º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), evento anual direcionado para funcionários, profissionais da área, acadêmicos, pesquisadores e amantes dos animais, que está acontecendo de 13 a 17 de março no Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Foram eles: o trabalho do urso “Bruno”, intitulado: Avaliação do Comportamento do Urso Ursus Arctos(Linnaeus, 1758) Mantido em Cativeiro no Parque Municipal Melo Verçosa, Vitória de Santo Antão-Pe, da autoria de Stella Barros, graduanda do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, e funcionária do Parque; e o do leão “Ageu”, intitulado Adição de Técnicas de Enriquecimento Ambiental para o Bem-Estar de um Espécime Sênior de Panthera Leo (Linnaeus,1758) no Parque Municipal Melo Verçosa, Vitória de Santo Antão-Pe, da autoria de Karol Priscilla, graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE, e também funcionária do Parque.
Na manhã desta quarta-feria (13), Priscilla desembarcou em Santa Catarina para participar do congresso e demonstrar seus estudos e experimentos para um público de todo o Brasil que participa do evento.
A SZB é uma organização não governamental formada por um quadro de sócios, Institucionais, Parques, Zoológicos e afins.
Mediante esta conquista, o único zoológico do interior do Estado de Pernambuco será bem representado no 37º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. Parabéns às nossas meninas.
Veja o site do congresso: http://www.congressoszb2013.com.br/

Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates