24 de abril de 2013

Governo do Estado divulga pesquisa sobre o Carnaval da Vitória que aponta índices de avaliação geral acima de 80%



O governo Eduardo Campos tem feito da pesquisa um grande instrumento de base às diretrizes de sua administração. Com as festividades realizadas em parcerias com alguns municípios pernambucanos, por exemplo, o levantamento de dados pós-festas tem feito com que o governo estadual ratifique parcerias importantes com aquelas cidades que apresentem bons resultados.
Tem sido assim com Vitória de Santo Antão, que desde o início do primeiro mandato do prefeito Elias Lira tornou-se um importante polo de eventos, como o São João e o Carnaval, através da parceria Estado/prefeitura.
Nesta semana, o governo do Estado enviou à Vitória de Santo Antão o relatório final de uma pesquisa realizada no município juntamente com a Empetur e Secretaria do Turismo do Estado sobre o carnaval 2013. No documento, os pesquisadores avaliaram, através de pesquisa quantitativa, o perfil socioeconômico dos visitantes no carnaval da Vitória, mas também é possível saber como cada entrevistado avaliou a festa.
Segundo o documento, foram entrevistados 321 visitantes dentro de uma contagem auxiliar de 6.874 pessoas as quais informavam se eram residentes, turistas ou excursionistas.
O trabalho é vasto e detalhado, e seus resultados extremamente satisfatórios. Com ele é possível saber, por exemplo, que o Carnaval das Alegorias recebeu turistas de todos os lugares do Brasil, em sua maioria pernambucanos, paulistas e cariocas, além de centenas de excursionistas (pessoas que vêm ao carnaval em excursões que retornam para suas cidades de origem no mesmo dia), assim contabilizados na pesquisa.
O relatório revela também que visitantes do sexo feminino foram maioria no carnaval da Vitória (51,56%). Já a média de idade oscilou entre 18 e 25 anos (26,33%); 26 e 35 anos (31,66) e 36 e 50 anos (23,51). Também foi possível levantar o nível de escolaridade, ocupação e renda média mensal.
Um dado que chamou a atenção diz respeito à participação dos turistas e excursionistas entrevistados que vieram ao carnaval da Vitória pela primeira vez ou que estavam voltando: para os últimos, 77,57 % foi o número levantando, e 22,43 % o percentual de pessoas que visitaram o município pela primeira vez.
Para aqueles que já haviam participado de nosso carnaval em outras oportunidades, quando perguntados o que acharam deste ano em comparação ao carnaval de anos anteriores, 52,61 % foram enfáticos: Bem melhor. Para 28,11 % o carnaval 2013 manteve-se igual.
Já para 43,61 % dos entrevistados o Carnaval da Vitória superou as expectativas, enquanto que para 43,06 % correspondeu os anseios.
58,75 % dos visitantes vieram a Vitoria junto suas famílias, enquanto 20,63 % vieram sós ou em grupo de amigos.
A pesquisa também aponta algumas deficiências que precisam ser sanadas pelo município, como a disponibilidade de banheiros públicos, para quem 20,30 % dos entrevistados acharam insuficientes.
Na avaliação geral onde foram considerados itens como segurança pública, serviços de alimentação, limpeza pública, comércio/compras, atrativos turísticos, programação de shows, serviços médicos, iluminação pública, acessibilidade, informações turísticas e outros, os percentuais estiveram em média acima de 70 %. Destaque para a hospitalidade do vitoriense que alcançou índices acima de 90 %.
Somados os identificadores da avaliação geral dos visitantes no carnaval da Vitória, a escolha entre “bom” e “ótimo” foi de 85, 94 %, enquanto que a avaliação geral do município atingiu 79,31 %.
O resultado é que 94,64 % dos entrevistados disseram recomendar o carnaval da Vitória a outras pessoas, enquanto 95,95 % prometeram retornar no próximo ano.
Para o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte do município, Paulo Roberto, “o relatório do Governo do Estado demonstra claramente o que foi sentido nas ruas durante as festividades de Momo. Ficamos muito felizes quando vimos os resultados da pesquisa do governo porque sabemos o quanto é fiel à leitura desses números, pois foram levantados com seriedade. E é isso que nos move a trabalhar cada vez mais em busca de bons resultados, mesmo diante das dificuldades financeiras, que todos sabem, os municípios brasileiros estão passando. E em Vitória não tem sido diferente.”
Opinião parecida compartilha o prefeito Elias Lira: “Esse é um tipo de relatório que dá orgulho de ler. Fizemos um carnaval com muito empenho e trabalho para que pudesse geral diversão e renda para os vitorienses, mas também que agradasse àquelas pessoas que decidiram vir pra cá brincar o melhor carnaval do interior do Estado. E a pesquisa demonstra o quanto elas gostaram. Isso também reforça ainda mais nossas parcerias junto ao governo do Estado que sabe que aqui o trabalho está sendo feito com seriedade.”
O relatório tem a chancela do governador Eduardo Campos; do vice João Lyra Neto; do Secretario de Turismo do Estado, Alberto Feitosa; do presidente da Empetur, André Correia; da Diretora de Estruturação do Turismo, Jane Mendonça; e da Gestora da Unidade de Estudos e Pesquisas do Estado, Ione Dantas de Paula, que juntamente com Sara Oliveira e Patrícia Bezerra, formaram a equipe técnica do documento.
Confira abaixo alguns números do relatório do Governo do Estado, Empetur e Secretaria de Turismo Estadual.













Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates