10 de maio de 2013

Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã lança o novo plano de contingência para o inverno 2013

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (09) aconteceu uma reunião entre representantes de secretarias do município, Câmara de Vereadores, comunidades e órgãos governamentais para apresentação do novo Plano de Contingência para o Inverno 2013 – projetos e ações.
 O Plano de Contingência é um conjunto de procedimentos e ações da Coordenadoria de Defesa Civil do Município, objetivando a proposição de diretrizes e a elaboração conjunta de estratégias de ações, focando o atendimento às vítimas atingidas por inundações, foi elaborado em função das previsões pluviométricas para o período invernoso.
O encontro foi na sede da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã, no bairro da Matriz, e serviu também para apresentação da nova composição do COMDEC – Conselho Municipal de Defesa Civil – e discussão das ações de urgência que estão sendo implementadas pela Defesa Civil vitoriense referentes ao atual período de estiagem.
Sob a coordenação do secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Filho, os participantes conheceram as ações rotineiras que estão sendo realizadas no Município, como o monitoramento das áreas ribeirinhas, locais de maior risco de enchentes.
O secretário expôs o cronograma de vistorias para o mês de maio/2013 que já foi enviado para a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, uma das parceiras na execução do trabalho, e meios de comunicação local.
Alguns locais, que já foram mapeados como áreas de vulnerabilidade, já estão recebendo a visitas de técnicos da Defesa Civil. Outros foram discutidos e definidos na reunião de hoje.
O encontro também serviu para apresentação do Cartão de Defesa Civil, programa já implementado em Vitória de Santo Antão pelo Governo Federal, que visa o rápido atendimento aos Municípios nas situações de desastres naturais, garantindo maior agilidade no repasse das verbas advindas da União.
Representantes de secretarias expuseram o que está sendo feito e planejado dentro das necessidades do município, como Arllan Albuquerque, enviado da Secretaria de Saúde que explanou o trabalho que está sendo feito em sua pasta, destacando que todos têm consciência de suas atribuições e afazeres.
Já Luciano Lima, diretor de transporte do município, na ocasião representando a Secretaria de Educação, contou que toda uma logística está preparada para eventuais necessidades e que por trás disso tudo está um trabalho humano que por muitas vezes supera o profissional.
Já o vereador Antônio Gabriel (Toninho), deixou claro que o COMDEC pode contar com a Câmara de Vereadores, e que para ele está sendo gratificante participar de um trabalho tão importante.
Segundo o secretário Décio Filho, as discussões levantadas no encontro, bem como outras demandas advindas do conselho, serão levadas ao conhecimento do prefeito. “formataremos um relatório, não só do que explanamos aqui, mas de todo o levantamento que estamos fazendo junto às áreas que apresentem vulnerabilidade acentuada. A partir dai o prefeito tomará todas as medidas cabíveis, não só no que diz respeito à prevenção como providencias emergenciais, em caso de necessidade”. O relatório, segundo o secretario, também vai levantar a problemática da estiagem no nosso município. “Esse relatório também mostrará as áreas que estão sofrendo com a seca, e o parecer técnico que será apresentado pelo COMDEC servirá de base para que o município decrete estado de emergência, necessidade que será levada ao Ministério da integração Nacional  para que ratifique essa mediada emergencial”, disse o secretário.
Já o Tenente Paulo Fernando, coordenador de Defesa Civil do município, relatou que Vitória de Santo antão receberá em breve seis pluviômetros – aparelho de meteorologia usado para recolher e medir a quantidade de chuvas –, alguns comunitários, que serão instalados em escolas públicas para que os alunos aprendam a fazer análises de riscos de chuvas através do equipamento.
Madson Canejo, Controlador da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã, contou que o município receberá em breve o curso “Simulado de Preparação para Desastres” oferecido pelo Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Defesa Civil.
Roberto Bezerra, Secretário de Agricultura do munícipio, defendeu a necessidade imediata da instalação do Estado de emergência no município o que, segundo ele, agilizará a vinda de recursos importantes junto ao governo federal que socorrerão também os produtores rurais nesse período de intensa estiagem, e muito ajudará no trabalho de prevenção realizado pela gestão.
Também presentes a reunião os secretários executivos José Carlos Frasão, Meio Ambiente, e Djalma Andrade, Comunicação Social; o Diretor Técnico Administrativo da SDSSC, Júlio Severino; o representante da Secretaria de Serviços Públicos, Edvaldo Pereira; da Ação Social, Ioleide Pereria; de Obras, Paulo Guedes e Guilherme Ferrer; O Líder Comunitário, Gleibson José; e o Comandante da Guarda Municipal, Capitão Jairo Ferreira.
Uma nova reunião já está agendada para o dia 20 de junho para apresentação do relatório dos trabalhos que serão realizados nessa segunda quinzena de maio e início de junho.

Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates