2 de maio de 2013

Vitória comemora 170 anos de elevação de vila à categoria de cidade nesta segunda, 06 de maio

Registros da Rua Imperial, nos anos cinquenta e nos dias atuais. (Foto: Divulgação/Prefeitura da Vitória)

Na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, Vitória de Santo Antão estará comemorando mais um aniversário de sua elevação de “vila”, condição que lhe foi imposta pelo alvará Régio de 27 de Julho de 1811, assinado pelo então Príncipe Regente D. João, para “cidade” quando em 06 de maio de 1843 o então presidente da república, Barão da Boa Vista, sancionou a Lei Provincial Nº 113 criando a “Cidade da Vitória”, em homenagem à Batalha ganha pelos Pernambucanos sobre os Holandeses no Monte das Tabocas.
Este nome, porém, não permaneceu devido à existência de um Decreto-Lei que proibia a existência de duplicatas na toponímia nacional. Após muita discussão, foi definitivamente aceito e reconhecido o nome da Vitória de Santo Antão, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei estadual nº952.
170 anos se passaram e Vitória de Santo Antão se tornou um dos mais importantes e promissores municípios do Estado. Com uma cadeia produtiva das mais variadas, solo fértil e povo hospitaleiro o município tem sido destaque na região como um dos mais importantes destinos de investimentos do Nordeste, o que torna a nossa cidade um centro de compras, industrial, saúde, educação e produção agrícola. Razões de sobra para que a importante data não passe em branco.
Sabendo disso, a prefeitura determinou para a próxima segunda-feira (06) ponto facultativo para os órgãos municipais, além de preparar, através da Secretaria de Cultura, turismo e Esporte, um evento cívico que acontecerá na Praça 3 de Agosto (Praça do Anjo).
A solenidade contará com a presença do prefeito do município, Elias Lira; Do vice, Henrique Filho; De secretários municipais; Do Tiro de Guerra da Vitória (TG/07/004); Da Banda Marcial do Colégio 3 de Agosto; Alunos de diversas escolas e demais autoridades.
O evento é aberto ao público e tem início às 8 horas da manhã.
A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, enviou à população e autoridades convite para a solenidade. Confira abaixo:
CONVITE
A prefeitura da Vitória A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte – SCTE convida Vossas Senhorias para participarem da solenidade cívica em comemoração ao aniversário de 170 anos de ELEVAÇÃO DA CIDADE DA VITÓRIA.
O evento ocorrerá no próximo dia 06 de maio, a partir das 08h, na Praça 3 de Agosto (Praça do Anjo).
Esperando contar com a indispensável presença de todos, agradecemos a atenção dispensada.
Atenciosamente,
Prefeito Elias Lira / Secretário Paulo Roberto
Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates