29 de agosto de 2013

Em Vitória, mulher se acidenta e médico estrangeiro faz seu 1º atendimento

Ambulante atingida por moto em Vitória de Santo Antão (PE) disse ter 'entendido tudo' o que uruguaio do Mais Médicos falou


Foto: Ilustração
O médico uruguaio Gonzalo Lacerda Casaman, de 31 anos, do programa Mais Médicos, fez seu primeiro atendimento no Brasil, por volta das 13 horas, ao atender uma mulher que foi atingida por uma moto ao atravessar a rua, no município metropolitano de Vitória de Santo Antão, onde está sendo ministrado treinamento para os profissionais estrangeiros.

"Entendi tudo que ele disse", afirmou Helena Paulina de Araújo, de 63 anos, ambulante. "Ele me disse para ficar calma, me tirou da rua e me examinou", afirmou. O médico vinha do almoço e contou ter ouvido um barulho forte. Em seguida viu a senhora no chão, no meio da Rua Eurico Valois, na área central, onde se localiza a Faculdade Miguel Arraes, onde está sendo ministrado o curso.
Casaman a levou para a calçada, fez um exame preliminar e percebeu escoriações no joelho e cotovelo esquerdos, sem gravidade. Como a pancada também atingiu o tórax de Helena e ele não tinha condições de investigar no meio da rua, pediu ao guarda de trânsito para chamar a emergência. Minutos depois, chegou um carro do Samu que fez curativos nas escoriações e levou a mulher para fazer um raio X.
Gonzalo disse não ter imaginado que iria fazer seu primeiro atendimento ainda nesta fase do programa. Ficou feliz por ter podido ajudar. "É para isto que estamos aqui", afirmou.
Helena Paulina de Araújo se consulta no posto de saúde do bairro de Bela Vista. "Quase não tem médico lá", criticou, ao aprovar o Mais Médicos. "Com certeza vale a pena os médicos estrangeiros."
Estadão com informações do NossaVitóriaPE


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates