29 de agosto de 2013

Para Sandro da Banca, Audiência da Câmara agilizou ações da Compesa

Logo após o Legislativo da Vitória de Santo Antão ter promovido a Audiência Pública no último dia 04 de abril, a 1ª da história da Câmara Municipal para discutir questões relacionadas ao racionamento e a distribuição d’água fornecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA, a população começa a sentir os primeiros efeitos desta iniciativa. O fato foi lembrado pelo vereador Alecsandro Amâncio Pereira – o Sandro da Banca (PTC), na sessão ordinária do dia 22 de agosto. “Graças à iniciativa desta Casa, a Compesa começa assumir de fato sua responsabilidade em melhorar o abastecimento d’água e o atendimento aos reclamos das comunidades”, atestou.

O parlamentar lembrou-se da recente visita a Vitória de Santo Antão do Ministro da Integração Nacional – Fernando Bezerra Coelho, acompanhado do Secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco – Almir Cirilo, para anunciar as obras que devem solucionar em médio prazo o problema de abastecimento d’água, uma delas é a construção do sistema adutor que trará água da Barragem de Itapacurá para o município com investimentos na ordem de R$ 50 milhões, antecipando o cronograma inicial do projeto para sua entrega ainda em 2014. “Até então nenhum órgão governamental havia se pronunciado para uma solução ao racionamento que se tornou crônico a cada quase trinta dias em Vitória”, analisou.

Sandro da Banca lamentou o fato de que a Compesa tenha evitado compartilhar suas ações com a Câmara de Vitória. Ele citou na Tribuna da Casa Diogo de Braga que a Compesa inaugurou no último dia 02 de agosto, em Vitória de Santo Antão, o Núcleo de Responsabilidade Social que se propõe a ser o canal de diálogo entre a empresa e o consumidor, atendendo as demandas dos clientes. “Sequer a Câmara de Vereadores da Vitória foi convidada para a inauguração”, citou como exemplo.

Fazendo um relatório dos encaminhamentos feitos até então pelos vereadores vitorienses sobre o problema, Sandro da Banca citou o Parecer com as principais denúncias entregues ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), bem como à ALEPE e órgãos de fiscalização. Foi levado ao conhecimento dos vereadores que a Agente de Saúde – Maria das Graças Leite, moradora da Comunidade de Água Branca e diretora da Pastoral da Criança – que testemunhou quanto ao sofrimento da falta d’água nesta comunidade durante a Audiência, externou que o órgão tem melhorado depois da cobrança da Câmara o abastecimento nestas localidades. Há inclusive, por parte da empresa, a elaboração de um Projeto de ligação para abastecimento de todas as casas do Loteamento Major Expedito, uma das comunidades que denunciou durante a Audiência o descaso vivido.

Diante dos fatos, Sandro da Banca solicita a Mesa Diretora da Câmara de Vitória para que agende com urgência uma conversa com o Presidente da Compesa – Roberto Tavares, para que os vereadores possam cobrar os compromissos assumidos pela empresa.  “Há ainda muitas propostas que estão sem respostas. Precisamos cobrar mais resultados desta Compesa. Peço urgência da Mesa para marcar esta audiência com o presidente da companhia”, reforçou. 

fonte: Câmara da Vitória



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates