2 de novembro de 2013

Eclipse Solar poderá ser observado em Pernambuco neste domingo

Evento poderá ser visto em todo o estado de Pernambuco
Pernambuco é um dos estados do Nordeste no qual poderá ser visto o último eclipse solar parcial de 2013, que acontece neste domingo (03), das 07h58 às 10h11. O Observatório da Sé, que fica localizado no Sítio Histórico de Olinda, estará aberto para quem tiver interesse em contemplar o fenômeno mais de perto. A duração será de aproximadamente 3 horas e 13 minutos – atingindo o máximo de sombra da lua sobre o sol às 8h46. O evento também será visível em outros estados do Norte, como Pará, Amapá, Roraima e algumas regiões do Amazonas e do Tocantins.

Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, “com eclipse ou sem eclipse, nunca se deve olhar diretamente para o Sol, mesmo com radiografias ou vidros enfumaçados. Pode-se usar vidros de soldador, ou uma técnica bacana usando uma fresta de luz. Faça um furinho em uma folha de papel e você poderá ver a imagem do Sol eclipsado projetada no chão”.
O eclipse solar acontece quando a Lua se alinha com a Terra e o Sol - impedindo a luz da estrela de atingir o planeta. O evento deste domingo será um eclipse híbrido, um tipo raro em que sua intensidade varia ao longo do percurso. O último fenômeno deste tipo aconteceu em março de 2006. 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates