13 de novembro de 2013

Em Vitória, Vigilância Sanitária e Polícia Civil realizam apreensão de mais de duas toneladas de produtos químicos

Material estava armazenado clandestinamente em um galpão, em uma área residencial. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória) 
Mais de duas toneladas de produtos químicos foram apreendidas no final da tarde desta terça-feira (12), no bairro do Livramento, em uma operação conjunta entre a Vigilância Sanitária da Vitória de Santo Antão e a Polícia Civil. Esta é a maior apreensão desse tipo de produto em Pernambuco.
O material estava armazenado clandestinamente em um galpão, em uma área residencial. Durante a abordagem três pessoas foram presas em flagrante.
Entre o material recolhido estão milhares de embalagens vazias, produtos acabados prontos para comercialização, dois tipos de agrotóxicos, arsênico branco e o raticida chumbinho.  Também foi encontrado e apreendido um composto químico, ainda não identificado devido à variedade de elementos, de fabricação caseira, que serviria como matéria-prima para elaboração de outros produtos. Na embalagem o composto era denominado de “Mata Mil Gatos”. O material seguirá para análise e depois será incinerado.
Alguns produtos apreendidos não são ilegais, caso dos agrotóxicos, mas foram encontrados sem registros e credenciamento para comercialização, além de estar em local inapropriado.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária estadual, Jaime Brito,  a carga encontrada representa um grande perigo à saúde da população. “Aqui foi encontrado o que de pior existe em termos de perigo para a saúde. No caso do chumbinho, foi utilizada a associação de duas substâncias. Se esse material é ingerido fica difícil o médico proceder com o tratamento por não ter como escolher qual antídoto aplicar, devido às reações, aumentando o risco de morte do paciente. Tivemos caso de óbitos de crianças em Recife, há alguns anos, por conta de união dessas substâncias.”, conta Brito.
A apresentação da apreensão foi acompanhada pela imprensa. Tv e rádios locais e uma equipe da Rede Globo Nordeste estiveram na Secretária de Saúde para acompanhar o caso. Nesta quarta-feira a Polícia Civil irá detalhar os números da operação.

Com informações da Prefeitura da Vitória




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates