2 de dezembro de 2013

Instituto Consumidor Legal alerta consumidores sobre cuidados nas compras de Natal


O Instituto orienta os consumidores a ter atenção desdobrada no período de compras do NATAL:

1)      Faça pesquisa de preço dos produtos que deseja adquirir. Os preços dos produtos podem variar de uma loja para outra;

2)       Não comprometa todo o seu orçamento comprando presentes caros. Você poderá optar em comprar apenas lembrancinhas.

3)      Tente comprometer apenas o 13º Salário. O parcelamento de compras poderá comprometer seu orçamento para o próximo ano. Não esqueça que iniciado o ano chegam mais obrigações, como por exemplo, Matrícula e material Escolar, Material escolar, IPVA, Seguro do automóvel, etc.

4)      Exija que lhe seja conferido preço de a vista nas compras feitas no cartão de crédito. O Fornecedor não pode praticar preço diferente nas compras realizadas em cartão de crédito.

5)      Negocie desconto para pagamento à vista.

6)      Se notar diferença entre o preço anunciado em panfleto e aquele constante em etiqueta ou sistema da loja, você poderá exigir a aquisição do produto pelo menor preço. A oferta vincula o fornecedor nos seus exatos termos.

7)       Na hora da compra do produto teste sempre o seu funcionamento. Se perceber algo de diferente, exija que lhe seja entregue outro.

8)      Exija a Nota Fiscal ou cupom fiscal. Será necessário a sua apresentação para exigir o cumprimento da garantia.

9)      Se a loja confere prazo para troca do produto, por defeito ou por insatisfação, exija esta garantia por escrito e de preferência na nota fiscal.

10)  Exija a entrega de manual de instruções em linguagem de fácil compreensão, com ilustrações e em português

11)   Na compra de brinquedos observe a classificação de idade ao qual o mesmo é indicado e se contém o selo de certificação e segurança do INMETRO.

SERVIÇOS
O Instituto Consumidor Legal dispõe de uma ferramenta interativa em que você poderá deixar todas as suas reclamações sobre as compras realizadas no Black Friday. Suas perguntas serão analisadas por uma equipe especializada em Direito do Consumidor e que emitirão parecer acerca do problema.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates