6 de dezembro de 2013

Vitória de Santo Antão participa em Brasília da III Conferência Nacional de Cultura

capa
Aconteceu em Brasília, entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro, a III Conferência Nacional de Cultura.
Participaram da programação 1.745 pessoas, sendo 953 delas delegados dos 26 estados e do Distrito Federal. Com direito a voto, os delegados (70% representantes da sociedade civil) elegeram 64 diretrizes para os próximos anos. Destas, por votação eletrônica, 20 foram destacadas como prioridade.
Na Plenária Nacional que definiu 20 diretrizes como prioridade, dos 953 delegados, 804 foram votantes. Entre os destaques dessa votação, estão o pedido de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150, que destina 2 % do orçamento federal para políticas culturais, sendo 1,5% para os estados e 1% para os municípios; a proposta que pede o fortalecimento das cadeias dos setores criativos, com intercâmbios – uma das cinco mais votadas, no eixo 4 das discussões; e a proposição que pede a inclusão nos planos orçamentários da União, estados, DF e municípios de programas para desapropriação de imóveis ociosos – para que sejam aproveitados como equipamentos culturais.
Pernambuco enviou 48 delegados de cultura e Vitória de Santo Antão teve representação entre eles com Herika de Araújo, membro da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do município, como representante governamental, e Esdras Felipe, como representante da sociedade civil.
Além da importante representação dos vitorienses, a conferência deu oportunidade a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte da Vitória trazer para o município um rico material em publicações das mais variadas a que teve acesso durante o evento e que foi disponibilizado ao Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. O acervo, muito contribuirá para que delegados municipais de cultura, bem como estudantes e toda população em geral, tenham acesso a conhecimento e embasamento que poderão contribuir em futuros debates sobre a cultural local.
Saiba mais informações sobre a conferência, inclusive as 64 propostas aprovadas pela plenária que nortearão as políticas culturais do país, no link: http://cncvirtual.culturadigital.br/2013/12/propostas-aprovadas-nas-iii-conferencia-nacional-de-cultura/
Veja a relação das publicações entregues pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte ao Instituo Histórico e Geográfico da Vitória:
Relação de publicações entregue
  • Volume 1 e 2 coleção pestana – 30 anos de arte pela igualdade;
  •  MNBA – museu nacional de belas artes – arte italiana em coleção brasileira 1250 a 1950;
  • História, Diversidade, Cidadania, Identidade – um volume com vários microprojetos do programa mais cultura  do semiárido: a cultura nas mãos;
  • Aula de patrimônio – serie preservação e desenvolvimento monumental: Alfândega e Madre de Deus;
  •  Praça da Alfândega – Porto Alegre/RS – série preservação e desenvolvimento monumental.
 Revistas
  • Revista do MINC – tudo sobre Vale +Cultura;
  • Revista Patrimônio Mundial do Brasil – Série especial.
Publicações
  • Edital de acessibilidade em bibliotecas  públicas e de fomento, produção, difusão e distribuição de livros em formato acessível.
  • Plano nacional setorial de museus 2010/2020
  • Plano nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana 2013-2015.
  • Vale +cultura – o que é?
  • IPHAN – o que é?
  • Caderno com as propostas nacionais que serviram de base para a III Conferência Nacional de Cultura – Brasília 2013.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates