14 de março de 2014

Prefeitura da Vitória implanta Centro Especializado para População em Situação de Rua

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Ação Social do município, implantou o Centro Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP – que desde fevereiro deste ano realiza atividades de abordagem nas ruas.
A Equipe do centro é formada por 1 Coordenadora – Pedagoga; 02 Psicólogas 02 Assistentes Sociais e 03 Educadores Sociais.
O trabalho da equipe do Centro POP é extenso: primeiro os profissionais fazem a abordagem e primeiro atendimentos a essa população. Depois faz encaminhamentos, acompanhamento  aos diversos  serviços  da rede pública (CAPS, saúde, cursos de qualificação profissional, e outros); Identificação e procura da família, Visitas domiciliares, retorno ao Convívio familiar, inserção na vida comunitária, atividades em grupos, atendimento psicossocial, emissão de documentos, autonomia e inclusão social.
Diagnóstico realizado recentemente pela secretaria de Ação Social da Vitória, identificou o perfil da atual   realidade da população de rua no município, e levantou o seguinte quadro: foram identificadas 26 pessoas, sendo 23 homens e 03 mulheres em situação de rua. Essas pessoas comumente dormem em Galpões (antiga feira de Mangalho), Rodoviária, estação de trem, Praça da Matriz, marquises de residências, centro da cidade e locais  desativados. A  grande maioria não possui nenhum tipo de documentos, são usuários de álcool, apresentam problemas de saúde, baixa escolaridade, não tem nenhuma qualificação profissional, graves problemas familiares, transtorno mental, não recebem nenhum tipo de renda.
O Decreto 7.053 de 23 de Dezembro de 2009 – Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Secretaria Nacional de Assistência Social, Instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua, trata-se de grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional.
O centro POP trabalha agora a reversão desse quadro em nosso município, buscando mudar a realidade dessas pessoas.
Serviço:
Atualmente o CENTRO POP, está funcionando provisoriamente anexo  ao CREAS – Livramento, na Rua Henrique Dias, 251. Fone 3523 3523 3299.

Informações da assessoria



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates