22 de maio de 2014

Todos os pré-candidatos sobem em pesquisa eleitoral, Dilma volta a 40% e levaria no 1º turno

Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos, os três principais pré-candidatos à eleição presidencial. (Os gráficos não apresentam proporção entre si, eles apenas representam o crescimento de cada candidato)
A presidente Dilma Rousseff (PT) subiu três pontos percentuais e atingiu 40% das intenções de voto para as eleições presidenciais de outubro, alta acompanhada pelos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira.

Aécio subiu seis pontos e chegou a 20%, enquanto Campos cresceu cinco pontos e atingiu 11%. O número que mais diminuiu para o aumento dos três principais candidatos são os que disseram que votariam banco/nulo, 24% em abril e 14% neste último levantamento.

Em caso de segundo turno, disputado se nenhum concorrente superar 50% dos votos válidos ou a soma de todos os seus adversários, Dilma venceria com facilidade os dois principais adversários.

Em uma primeira simulação, a atual presidente derrotaria Aécio por 43% a 24% dos votos. Já em uma segunda hipótese, com o candidato do PSB, Dilma teria 42% contra 22% de Campos.

Os 40% de intenção de votos a Dilma, em resposta livre, correspondem a 52,6% dos votos válidos, ou seja, mais da metade dos 76% dos entrevistados que escolheram um candidato, em vez de dizer branco/nulo ou que não sabiam. Por isso, Dilma ganharia já no primeiro turno no atual cenário.

Em março, segundo o Ibope, Dilma tinha 40% das intenções de voto, índice que caiu para 37% em abril.

Aécio Neves tinha 13% em março, foi para 14% em abril e agora chegou a 20%. Já Campos obteve 6% nas duas pesquisas anteriores e agora teve grande alta para 11%.

A enquete foi realizada entre 15 e 19 de maio com 2.002 eleitores de 140 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais. EFE


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates