30 de junho de 2014

Bicicleta pode ser tema de questão de prova do Detran-PE




Assunto obrigatório nas discussões sobre o trânsito no estado, a bicicleta deve receber mais espaço no exame teórico para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) recebe hoje documento de ciclistas e do ex-secretário estadual Felipe Carreras em que pedem a inclusão de perguntas relativas às bicicletas no exame. O pedido se encaixa nas mudanças iniciadas recentemente pelo Detran-PE, que ampliou a quantidade de perguntas relacionadas ao assunto no banco de questões, e já feitas em outros estados.

O grupo que se reunirá com o diretor presidente do Detran-PE, Caio Mello, defende que Pernambuco siga caminho igual ao do Paraná. Em abril, o Detran-PR anunciou que ao menos uma das 30 questões do teste teórico envolverá pontos da legislação dedicada às bicicletas e ciclitas no trânsito. Isso valeria, em Pernambuco, tanto para os testes de obtenção da primeira CNH quanto para a renovação da carteira. Além de garantia da questão no exame, o grupo vai solicitar que sejam incluídas perguntas elaboradas por representantes de associações de ciclistas nos testes.

As mudanças no banco de questões da prova teórica, segundo o Detran-PE, começaram pela elaboração de 13 perguntas diretamente relacionadas ao veículo bicicleta e aos ciclistas. Como base para as perguntas, a equipe técnica utilizou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que também auxiliou para a formulação de questões indiretamente relacionadas à condução de bicicletas. Há 20 artigos no CTB voltados, direta e indiretamente aos ciclistas. Além disso, o anexo I define legalmente bicicleta e termos comuns ao tema, a exemplo de ciclovia, ciclofaixa e bicicletário.

Começar a mudança do banco pelo assunto bicicleta é, no entender do Detran-PE, a busca de adaptar o teste ao contexto atual do transporte multimodal, onde aumenta o número de ciclistas. “É crescente o número de pessoas que já estão cientes da necessidade da presença da bicicleta como meio de transporte, mas a grande maioria ainda não tem consciência sobre o papel e posição da bicicleta no trânsito”, disse Carreras.

Se Pernambuco seguir o caminho do Paraná, o Detran ampliará bastante o peso do assunto bicicleta e ciclistas no exame teórico. Os bancos de questões dos dois estados possuem mais de mil questões, sendo aleatória a escolha das 30 perguntas do teste. No Paraná, em abril deste ano, apenas 22 das 1.540 questões do banco tratam de legislação de trânsito sobre bicicletas, ciclistas ou ciclovias. Nessas condições, que devem mudar nos próximos meses, a probabilidade é que um motorista responda uma questão sobre bicicleta no trânsito é de 1,42%.

Saiba mais

Bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

20 artigos estão direta e indiretamente relacionados aos ciclistas

4 verbetes do Anexo I estão diretamente ligados aos ciclistas: bicicleta, bicicletário, ciclofaixa e ciclovia

8 artigos orientaram, segundo o Detran-PE, na formulação das novas questões relativas à participação dos ciclistas no trânsito no trânsito. São os artigos 29, 38, 58, 170, 192, 201, 214 e 220.

13 perguntas sobre ciclistas e bicicleta foram incorporadas, neste mês, ao banco de questões do exame teórico do Detran-PE

As perguntas tratam de aspectos como o papel do ciclista no trânsito, a possibilidade de o ciclista ter o veículo recolhido e o comportamento dos condutores de veículos maiores com relação ao ciclista.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates