1 de junho de 2014

Campus Vitória de Santo Antão do IFPE completa 60 anos nesta segunda-feira‏



Nesta segunda-feira, dia 2 de junho, o Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), antiga Escola Agrotécnica de Vitória, completará 60 anos de existência. Ou seja, é dia de parabenizar e agradecer a todos os estudantes, servidores e moradores de Vitória e da região que ajudaram a construir esta longa jornada.
A instituição foi criada em 2 de Junho de 1954, um ano marcado pelo surgimento das Ligas Camponesas e pela crise política no governo do então presidente Getúlio Vargas. Naquela época, as turmas da chamada Escola de Magistério de Economia Rural Doméstica eram formadas só por mulheres. Em 1979, já aberta para todos os públicos, recebeu o nome de Escola Agrotécnica Federal, ou simplesmente “Agro”, como os vitorienses a chamam até hoje.
Em 2008, após várias denominações e de ter contribuído para a formação de diferentes gerações, a Escola Agrotécnica passou a integrar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual faz parte o IFPE, e passou a se chamar Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco.
O Campus Hoje
O Campus Vitória de Santo Antão faz parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o IFPE, uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.
Com uma área total de 140 hectares, o campus está localizado a cerca de dois quilômetros do centro comercial do município. A ampla estrutura física e pedagógica da instituição inclui laboratórios de pesquisa e de produção, auditório, biblioteca, refeitório, alojamentos, ginásio poliesportivo, salas de jogos, salas de aula, bloco administrativo, entre outros. Atualmente, o IFPE Campus Vitória conta com cerca de mil estudantes, sendo 125 destes em regime de moradia.
A Instituição também possui convênios de cooperação técnica e parcerias com diversos órgãos e instituições de ensino, pesquisa, extensão e produção, visando seu aperfeiçoamento técnico e pedagógico, encaminhando alunos para estágios e alocação de egressos no mercado de trabalho. Hoje, o campus atende não só à população vitoriense, mas cerca de quarenta cidades da região, além de possuir alunos oriundos de outros Estados brasileiros.
A Missão do Campus
O IFPE Campus Vitória, assim como os demais campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, tem por missão promover a educação profissional, científica e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades, com base no princípio da indissociabilidade das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, comprometida com uma prática cidadã e inclusiva, de modo a contribuir para a formação integral do ser humano e o desenvolvimento sustentável da sociedade.
O objetivo é, antes de tudo, formar profissionais cidadãos, críticos, capazes, comprometidos e conscientes de seu papel em sociedade e em sintonia com as transformações pelas quais passa o mundo moderno. Para o cumprimento de sua missão e papel institucionais, o IFPE Campus Vitória busca a integração dos diversos segmentos da comunidade escolar — corpos docente, discente e técnico-administrativo, família dos educandos, setores produtivos e prestadores de serviços, instituições de educação, pesquisa e extensão, e comunidade em geral —, estabelecendo entre eles a parceria necessária para a construção de uma escola de qualidade.
 com informações da Assessoria


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates