1 de novembro de 2014

Cães e gatos devem receber vacinação contra a raiva neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina acontece neste sábado (1º). Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) espera vacinar 890 mil cães e 386 mil gatos, totalizando 1,2 milhão de animais recebendo a prevenção. Os bichos devem ter a partir de três meses. A única contraindicação é para fêmeas no estágio final da gestação.

Para a ação, realizada pelas prefeituras com o apoio do Estado, serão oferecidos 7.350 postos de vacinação. A medida é essencial para evitar qualquer caso de raiva humana, já que a doença que afeta os animais é provocada por vírus e infecciosa. A enfermidade é 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado.

Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, também podem transmiti-la. Cabe aos serviços municipais de Saúde o controle da transmissão da doença na zona urbana, e à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), adotar medidas nas áreas rurais.

O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta. A transmissão foi por um morcego. Por cão, o último caso registrado foi em 2006. Nos animais, a doença também vem decrescendo no Estado. Em 2012, foram registrados dois casos em cachorros. Em 2013 e 2014, não houve registro.

Em Vitória de Santo Antão, 13 postos fixos estarão funcionando das 8h às 17h deste sábado (01), além de um posto volante, que será instalado em um local estratégico no centro da cidade para facilitar o acesso à imunização dos animais.

A estimativa da secretaria de saúde do município é vacinar 23 mil cães e gatos durante a campanha. Para atingir a meta a secretaria estará mobilizando na ação, diversos profissionais dentre registradores, vacinadores, supervisores e coordenadores.

Postos Fixos:
Bela Vista – (Praça) – Em frente ao Posto de Saúde
Bela Vista II – Loteamento de Bau em frente ao Bar de Luizinho
Maués – No Galpão da Feira ao Lado da Unidade de Saúde
Lídia Queiroz – No Galpão da Feira
Água Branca – Galpão da Feira
Petrobras – Na Praça
Rua Amarela – Na Praça
Cemitério – Em Frente ao Cemitério
Livramento – Coreto em Frente à Igreja do Livramento
Matriz – Praça
Pinga Fogo – Praça
Mangueira – Praça
Militina – Vizinho à Farmácia do Trabalhador
Posto Volante – Veículo Itinerante nos Bairros


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates