6 de outubro de 2014

Paulo Câmara, do PSB, é eleito governador de Pernambuco

Viúva de Campos posa para foto ao lado de Fernando Bezerra Coelho, senador eleitor por Pernambuco, e de Paulo Câmara (Foto: Luna Markman/G1)Viúva de Campos posa para foto ao lado de Fernando Bezerra Coelho, senador eleitor por Pernambuco, e de Paulo Câmara (Foto: Luna Markman/G1)

Paulo Câmara, do PSB, foi eleito neste domingo (5) para ser o governador de Pernambuco nos próximos quatro anos. Apuradas 100% das urnas no estado, o socialista apareceu com 68,08% votos válidos -- um total de 3 milhões de votos. O senador Armando Monteiro (PTB) ficou em segundo lugar, com 31,07% -- 1,3 milhão de votos. 

"Pernambuco hoje teve um dia pleno de democracia, um dia importante para esse estado, e nós, da Frente Popular de Pernambuco, tivemos um resultado que muito nos alegra.  A responsabilidade é muito grande de comandar os destinos desse estado, mas estamos preparados e confiantes para, a partir de 1º de janeiro de 2015, continuar um trabalho que foi iniciado em 1 de janeiro de 2007 por Eduardo Campos", disse o governador eleito.
Com a vitória, o PSB segue no comando do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. A gestão de Câmara será a terceira seguida do partido, que saiu vitorioso nas eleições de 2006 e 2010, com Eduardo Campos. O vice João Lyra Neto completou o mandato a partir de abril, quando Campos deixou o cargo para se dedicar a sua campanha para presidente. Lyra era do PDT, mas acabou indo para o PSB em 2013.
Recifense, Paulo Câmara tem 42 anos e é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Na mesma instituição, tornou-se especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública. Auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), entrou para o governo estadual em 2007, como secretário de Administração. Em 2010, assumiu a secretaria de Turismo e, em janeiro do ano seguinte, a da Fazenda. Nesta última pasta, ficou até o início de 2014, quando foi indicado pelo partido para concorrer às eleições.

O ex-governador Eduardo Campos conduziu pessoalmente o processo de escolha do postulante ao governo. Câmara acabou sendo o selecionado em detrimento a outros quadros tradicionais do partido, como Danilo Cabral, Tadeu Alencar e Sileno Guedes -- este último, atual presidente estadual do PSB. O ex-petista Maurício Rands, que coordenou o programa de governo da campanha de Marina Silva, também chegou a ser cogitado nos bastidores.

DO G1


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates