1 de fevereiro de 2015

Mais um princípio de tumulto no Complexo Prisional do Curado, no Recife

Carros de polícia, do Choque e de reboque foram chamados à unidade prisional no fim da tarde deste domingo (Rosália Vasconcelos/DP/D.A.Press)
Carros de polícia, do Choque e de reboque foram chamados à unidade prisional no fim da tarde deste domingo
Após a rebelião registrada no sábado (31), o Complexo Prisional do Curado - antigo Aníbal Bruno - registrou tranquilidade durante as visitas de familiares neste domingo (1°), mas voltou a registrar tumulto depois que os pavilhões M e H tentaram invadir o pavilhão I, próximo ao horário em que os familiares deixariam o Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros. A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, bem como registros de feridos e que a situação está controlada por agentes penitenciários e policiais que estão no interior dos pavilhões. Do lado de fora, assustados, familiares relatam intensa movimentação e barulhos, inclusive de tiros, vindos de dentro do complexo penitenciário. O Batalhão de Choque chegou ao local em grande número de militares e foi recepcionado pelos familiares com pedras e frutas atiradas contra eles, bem como gritos de "assassinos".
 
O tumulto teve início menos de 24 horas depois da confusão causada pelo atraso da liberação das visitas íntimas, registrada neste sábado, quando um detento morreu e outros quatro acabaram feridos, de acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização. Por impedirem a entrada de alimentos e fazerem a vistoria pela Operação 100% Legal, o que liberava as visitas apenas às 8h30, em vez das 7h30, muitas mulheres começaram a gritar, o que motivou reação por parte dos detentos que atiraram pedras contra os guardas, dando início à rebelião. Os próprios agentes penitenciários controlaram a situação, fazendo uso de gás de pimenta, balas de borracha e bombas de efeito moral e o Batalhão de Choque da Polícia Militar, apesar de acionado, acabou nem entrando no Complexo. David Bezerra dos Santos, de 20 anos, teve graves ferimentos e chegou a ser socorrido ao Hospital Otávio de Freitas, mas acabou morrendo na unidade de saúde. 

Mais informações em instantes do Diário de Pernambuco


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates