16 de fevereiro de 2015

Teve o celular perdido ou roubado no Carnaval? Saiba o que fazer



Uma situação comum para quem participa de eventos com grande aglomeração de pessoas é perder o celular, seja por descuido, furto ou roubo. trazemos a seguir algumas dicas para quem, infelizmente, passou ou passará por essas situações.

Bloqueio do aparelho

Desde 2000 existe um a lista única chamada Cemi (Cadastro de Estações Móveis Impedidas) que registra aparelhos que foram roubados, com o objetivo de evitar que sejam habilitados com novas linhas. Em janeiro de 2015, foram bloqueados 121.932 celulares no Brasil, segundo a associação ABR Telecom. No acumulado, o cadastro atinge a marca de 5.074.594 aparelhos impedidos, o que representa um crescimento de 2% em relação a dezembro de 2014. Ainda assim estima-se que o índice seja inferior ao número de roubos e furtos no país. 
Assim como você tem um R.G, seu aparelho celular tem um número único de identidade no mundo, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity). É com esse número que é possível bloquear seu aparelho: o problema é que ele está, geralmente, atrás da bateria do celular (impossível de ver depois de ser roubado) ou nota fiscal (que você guardou em alguma gaveta e nem sabe mais onde está).  É possível ainda saber o IMEI digitando *#06#, como se fosse fazer uma ligação (mas sem o aparelho em mãos, não adianta muito saber esse atalho).
Então, se você está lendo esse trecho do texto, pare tudo e corra atrás do seu IMEI. De nada adianta anotá-lo no próprio celular. Deixe-o anotado em um local de fácil acesso (dica: envie um email para si mesmo com o seu IMEI). Anotou direitinho?
Desde abril de 2010, para cadastro no Cemi não é mais preciso apresentar o Boletim de Ocorrência à sua operadora. No primeiro contato, a empresa faz um bloqueio temporário. Para torná-lo permanente, você deve comparecer a uma loja da operadora e assinar um termo de responsabilidade em até 48h do comunicado da perda, furto ou roubo ou, se preferir, encaminhar o B.O à empresa.
No Estado de São Paulo, ao realizar o registro do boletim de ocorrência de roubo ou furto do celular, você autoriza a polícia a requisitar o bloqueio do aparelho, que acontece em até 12 horas. Caso não esteja com o número do IMEI, é possível registrar o B.O e apresentar o código de identificação em até 15 dias.

Bloqueio da linha

Antes de bloquear o aparelho, a primeira atitude a ser tomada é bloquear a sua linha de celular --isso impede, no caso de donos de linhas pré-pagas, que o ladrão gaste todos os seus créditos. No caso de linhas pós-pagas, a conta mensal ainda será enviada para você, mas pelo menos quem ficou com seu celular não gastará a franquia do seu plano.
Cada operadora tem um procedimento próprio para o bloqueio da linha, mas em geral ele pode ser feito por telefone pelo serviço de atendimento ao consumidor (não se esqueça de anotar sempre o protocolo de atendimento). No entanto, é preciso ficar atento ao prazo para reativação da linha bloqueada, que varia de 60 a 150 dias dependendo da operadora.
Veja abaixo cada caso específico:
  • Claro
O cliente deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo número 1052, de qualquer telefone e solicitar o bloqueio da linha ou, ainda, realizar a suspensão da linha pelo site da Claro, na seção "Minha Claro". O bloqueio da linha do celular também pode ser feito nas lojas.
  • Oi
Os clientes devem acessar a Minha Oi no endereço www.oi.com.br ou entrar em contato pelo *144 de um celular Oi ou 1057 de um telefone fixo para bloquear a linha e pedir a 2ª via do chip.
  • TIM 
O bloqueio da linha roubada deve ser feito via call center. O cliente disca 1056 de qualquer telefone ou *144 de qualquer celular TIM. Vale ressaltar que o prazo máximo da operadora para o bloqueio da linha, sem que se faça o cancelamento, é de 120 dias. 
  • Vivo
O bloqueio de aparelhos celulares, em caso de roubo, é realizado pelo serviço de atendimento da empresa pelo telefone 1058 (ligação gratuita), que funciona 24 horas.   

Bloqueio do WhatsApp

Para evitar que pessoas mal-intencionadas se passem por você no WhatsApp --como no cado de ladrões que roubaram um iPhone e alteraram a foto do usuário--, é preciso desativar a sua conta. O app funciona atrelado ao número do telefone e só pode ser usado em um único aparelho por vez. Ao bloquear a linha (o que pode ser feito entrando em contato com a operadora), o programa deixa de enviar ou receber mensagens utilizando o plano de dados. Também é importante desabilitar o app: mesmo com a linha bloqueada, é possível trocar mensagens via Wi-Fi, de acordo com o suporte do WhatsApp.
Para tanto, entre em contato com a empresa por e-mail no support@whatsapp.com. Você deve mencionar no pedido o número de seu telefone dentro do padrão internacional. Após ter a conta desabilitada, é possível reativá-la por 30 dias --ao final desse período, ela será permanentemente deletada do sistema do WhatsApp.
Como o serviço está em inglês, o ideal é pedir algo como "My phone was stolen. Please, can you disable my account? My phone number is XXXX. Thanks" (meu telefone foi roubado. Por favor, vocês poderiam desativar minha conta? Meu número é XXXX).
Todos esses procedimentos não impedem que a pessoa em posse do telefone antigo tenha acesso aos dados armazenados nele - como fotos, contatos e vídeos trocados via WhatsApp. 


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