30 de maio de 2015

Pernambuco recebe o 9º dígito nos celulares. Saiba como se adaptar à mudança


nono dígito chega este domingo (31) a seis estados do Nordeste, entre eles Pernambuco. Para fazer ligações para qualquer celular dos DDDs 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89 será necessário adicionar o número 9 à frente da numeração.
A mudança chega a Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ficam de fora os estados nordestinos de Bahia e Sergipe, que receberão o nono dígito apenas em outubro junto com Minas Gerais. Maranhão já teve a numeração alterada em outubro de 2014.
O processo de incluir um nono dígito aos números de celulares começou no ano passado e se deu por conta da alta demanda das ativações de novas linhas. Com um número a mais, as combinações aumentam exponencialmente. Ao esgotar as possibilidades, as novas linhas poderão vir com o número “8” à frente e assim por diante.
Campanha da Anatel alertou para a mudança (Foto: Divulgação)
Campanha da Anatel alertou para a mudança (Foto: Divulgação)
Transição
Como já aconteceu em outras cidades, os primeiros dias serão de transição. As operadoras irão completar as chamadas feitas com o padrão antigo, de oito números. Uma gravação irá informar a inclusão do nono dígito até o dia 9 de setembro. Após essa data, nenhuma chamada com 8 dígitos será completada.
Todas as operadoras lançaram aplicativos para ajudar os clientes na transição. Com isso, não será necessário mudar toda a agenda manualmente. Baixe os apps disponibilizados pela VivoOiTim e Claro.
Como fica o WhatsApp
Segundo o WhatsApp, não será necessário reinstalar o aplicativo. Como já aconteceu em outros estados, a empresa vai incluir automaticamente o nono dígito para os novos DDDs que passaram pela mudança.
É necessário ter paciência para aguardar a transição. Como o WhatsApp utiliza o número dos contatos para funcionar, a agenda precisa estar atualizada.
“Você manterá todas as suas conversas, arquivos de mídia (fotos, vídeos, mensagens de voz e áudio). As mensagens serão entregues a você, independente das mesmas terem sido enviadas ao seu número antigo ou novo”, diz a rede. E adverte: “Em alguns casos, é possível que você veja duas entradas de conversas diferentes para um mesmo contato. Infelizmente não há uma maneira de fundir estas conversas em um apenas uma, neste momento.”
iMessage
O iMessage, serviço de mensagens para usuários de iPhone, também passará por transição. Mas aqui é necessário proceder com alguns procedimentos. Vá até “Telefone” no menu configurações e veja se já aparece o nono dígito. Caso não, atualize. No “FaceTime”, desative e ative para aparecer o dígito 9. Faça o mesmo no iMessage no menu “Mensagens”.
Viber e outros apps que usam sua agenda
O Viber e outros apps semelhantes que utilizam os números armazenados na agenda: basta deletar a conta no app e fazer um novo cadastro com o número 9 ou reinstalar o app.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates