17 de janeiro de 2012

Pitú faz 70 anos de História


Foto: Clériton Soares
A Pitú é uma empresa 100% pernambucana, fundada em 1938 na cidade de Vitória de Santo Antão, pelos senhores Joel Cândido, Severino Ferrer de Morais e José Ferrer de Morais. No início, trabalhava com a fabricação de vinagre e bebidas a base de maracujá e jenipapo, além do engarrafamento de aguardente. Em 1948, com o rimo de crescimento acelerado, a empresa ganha o nome de Engarrafamento Pitú LTDA.
O Diretor Presidente, sr. Elmo Cândido Carneiro, conta que existem duas versões para a escolha do nome Pitú para a empresa. Uma delas faz referência ao nome Engenho Pitú, propriedade da família em Vitória de Santo Antão, onde existiam muitos pitús, os camarões de água doce, que eram usados como tiragosto das reuniões pra beber aguardente no engenho. A outra versão fala da cana-pitu, um tipo de cana-de-açúcar dos engenhos da mata norte.

1º Rótulo

O primeiro rótulo foi criado pelo amigo dos fundadores, o desenhista e apreciador de cachaça Henrique de Holanda Cavalcanti. O rótulo foi desenhado com giz de cera em cima de um papelão.

1º Slogan

Na indústria Perambucana, o “V” da Vitória está. Nesta, aguardente de cana igual a Pitú não há.
A marca da aguardente Pitú se consolidou no mercado entre as décadas de 50 e 80, quando a Empresa aumentou sua produção, comercialização e participação de mercado. Em 1970, devido ao sucesso da marca, a Pitú começou a exportar a sua aguardente, começando pela Alemanha e lá foi desenvolvida uma estratégia de distribuição para toda a Europa.
Com o crescimento da marca e a necessidade de adquirir novos equipamentos, a Pitú inaugurou em 1974 suas novas instalações industriais. Seguindo a sua linha de desenvolvimento e inovação, a Pitú foi a primeira empresa a lançar aguardente envasada em recipiente metálico, tipo lata de latão, que em 1992 virou lata de alumínio. Em 1991 a Pitú lançou a garrafa de vidro de 1 litro, diversificando ainda mais as embalagens.
Em 1996, a Pitú cresceu dentro do mercado nacional de bebidas e, em parceria com uma empresa de São Paulo, passou a desenvolver a aguardente dentro dos padrões de qualidade e tecnologia Pitú. Saindo do conceito de uma idústria de aguardente para uma empresa de bebidas, no final da década de 90 a Pitú desenvolveu uma mudança estrutural e criou o Comitê de Planejamento Estratégico, reunindo todos os diretores e gerentes da empresa. Dentro deste Comitê foi criado o Comitê de Novos Produtos, que começou a funcionar em 1998.
Em apenas 90 dias, o Comitê de Planejamento aprovou uma estratégia macro de transformação da Pitú numa empresa de bebidas, enquanto o Comitê de Novos Produtos testou, lançou e distribuiu a Pitú Cola e, logo em seguida, a Pitú Gold (que chegou ao mercado em comemoração aos 60 anos do grupo Pitú), o Vinho do Frei e a Catuaba Gavião.
Dentro desse cenário de expansão, a Pitú comemorou, entre 1999 e 2001, o aumento das exportações, que chegaram a 56% em todo o mundo. Destaque para o crescimento na Europa (69%) e nos Estados Unidos (45%). Até hoje a participação da Pitú no mercado internacional continua se expandindo. Atualmente, a Empresa é líder em exportação de aguardente para a Alemanha, que distribui para toda a Europa, além de estar se consolidando na Ásia, a exemplo do Japão, e na América, a exemplo da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.
Hoje, a Pitú é líder no nordeste e segundo lugar no mercado nacional.


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