16 de fevereiro de 2012

Procon monta esquema especial para o carnaval de Vitória


Diário de Pernambuco
As pessoas que passarem pela Estação Central do Metrô do Recife desta quarta-feira (15) até sexta-feira (17) poderão tirar dúvidas sobre os direitos do consumidor com técnicos do Procon Pernambuco. A ação foi idealizada com o objetivo de esclarecer o cidadão sobre as queixas mais frequentes no período de carnaval.
Mas a atuação da entidade se estenderá nos dias de festa, com equipes circulando nos principais polos de animação e postos de atendimento nas Casas da Cidadania dos municípios do Recife, de Olinda, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Caruaru. As equipes do órgão de defesa do consumidor também estarão de plantão no Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes-Gilberto Freyre e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP).
“O consumidor deve ficar alerta para não ser enganado. Uma das principais queixas é sobre a cobrança de consumação mínima para sentar em mesas de bares e restaurantes postas no meio da rua. Não é permitida a cobrança de consumação mínima e as pessoas devem denunciar se isso acontecer”, explica José Rangel, coordenador-geral do Procon-PE e autor do blog De Olho no Código.
Outro alerta de Rangel é referente à cobrança de alguns taxistas por viagem e não através da marcação no taxímetro. Segundo o coordenador do Procon-PE o passageiro não deve aceitar pagar o que não for registrado no taxímetro.
Neste carnaval, especificamente, os motoristas utilizarão uma tabela de ajuste homologada pelo sindicato da categoria, adequando a bandeirada ao reajuste de 8,53% que começou a valer desde o último dia 11 de fevereiro, pois os taxímetros ainda não foram atualizados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Os passageiros devem ficar atentos, pois o preço marcado nos equipamentos será acrescido do valor registrado na tabela.
Outra dica do Procon-PE vai para os que pretendem circular de carro. “É importante que a pessoa escolha estacionamentos regularizados, onde seja possível cobrar responsabilidade em caso de danos ao veículo”, alerta José Rangel. Quem precisar de orientação durante o carnaval poderá telefonar para o serviço 0800 do Procon – 0800 28 21 512.


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