3 de março de 2012

“Elias Lira deixa rombo de 200 milhões nos cofres da prefeitura” – diz Dr. Ivo Queiroz em entrevista realizada em 1989''

Do Blog do Pilako
Cinco meses após sua posse, o Dr. Ivo Queiroz deu uma entrevista ao “Jornal da Vitória”, em sua edição de maio de 1989, onde falou sobre a dificuldade ao assumir a prefeitura “arrombada” pelo seu antecessor Elias Lira, que foi prefeito de Vitória entre 1982 a 1988.
Reproduzimos a entrevista abaixo. Só a manchete em si merece uma séria reflexão por todos nós.

“Os meus opositores foram os meus maiores cabos eleitorais” - Dr. Ivo Queiroz.

“Após os primeiros meses da gestão do prefeito Ivo Queiroz Costa, esta redação decidiu entrevista-lo dando oportunidade de esclarecer aos munícipes como ele recebeu a prefeitura de seu antecessor, o que já realizou pelo município, os seus planos administrativos e as suas perspectivas políticas.
Eis a entrevista:
JV – Como V. Excia. Recebeu a prefeitura das mãos do ex-prefeito Elias Alves de Lira?
Dr. Ivo Queiroz – Encontrei a prefeitura arrombada; sem condições de governar, de fazer nada durante seis meses; com uma dívida de mais de 200 milhões e com 1600 funcionários, entre os quais, 900 novos.
JV – O que já realizou pelo município nestes cinco meses de governo?
Dr. Ivo Queiroz – Cuidei da conservação das praças, da iluminação pública e da limpeza da cidade, que está um pouco melhor; tornei o Colégio 3 de Agosto, o Magistério e o Colégio Comercial José Joaquim da Silva totalmente de graça, inclusive não existe taxa de caixa escolar, a qual foi abolida; implantei a cobrança de imposto de feira através de carnês para serem pagos em bancos (aquela imagem de cobrador de feira acabou-se); fiz algumas galerias na periferia da cidade, recuperei um caminhão tanque de água, três ambulâncias, a patrol, a enchedeira e a retro; instalei a Secretaria de Saúde no prédio anexo à prefeitura, onde tem o auditório; recuperei a quadra do Colégio Municipal 3 de Agosto, colocando iluminação nova; recuperei mais de 2.000 bancas escolares; conservei as estradas vicinais do município; construí um chafariz com lavanderia e sanitário da feira de mangalho; concluí a reforma da praça D. Luís de Brito; recuperei dezenas de ruas esburacadas; coloquei medicamentos nos postos médicos que encontrei até sem esparadrapos, mercúrio cromo e etc; já distribuí mais de 300 terrenos com o povo carente da cidade; ajudei alguns velhinhos a recuperar suas casinhas que caíram durante o inverno; já foram recuperados 2 tratores e já estamos arando a terra dos pequenos agricultores do município; estamos colocando Vitória na Liga Desportiva de Futebol a fim de participarmos da Copa do Interior; dei apoio as reivindicações dos comerciários.
JV – Quais os seus planos administrativos?
Dr. Ivo Queiroz – Saúde, educação e moradia para todos.
JV – Qual a maior dificuldade que V. Excia. Encontra hoje para administrar uma cidade do porte de Vitória de Santo Antão?
Dr. Ivo Queiroz – A falta de dinheiro, porque a nossa reforma tributária foi um o conto do vigário; só foi boa para os grandes municípios do sul do país.
JV – Qual o maior problema que atualmente enfrenta esse município?
Dr. Ivo Queiroz – Falta de água.
JV – Como pretende solucioná-lo?
Dr. Ivo Queiroz – Construindo uma barragem em Boa Sorte para reforçar a rede distribuidora e por outro lado, solicitar, pedir, implorar ao atual governo do estado que aumente a barragem de Jussaral, compre uma bomba de recalque, construa uma nova adutora, e teremos água para o ano 3.000. se assim não for feito, o governador será um ingrato com aqueles eleitores que lhe deram25.000 voto em Vitória na esperança de dias melhores para a nossa população.
JV – A câmara municipal tem apoiado as iniciativas do Prefeito, colaborando, assim para o êxito de sua administração?
Dr. Ivo Queiroz – Sim.
JV – Qual é o próximo passo político de V. Excia.?
Dr. Ivo Queiroz – Ser candidato a vereador ou a prefeito novamente se for aprovada a lei que possibilite prefeito poder se reeleger ao término do mandato.
JV – V. Excia. faz política a mais de quatro décadas: já foi vereador, deputado três vezes, assumiu o terceiro mandato de prefeito e nunca perdeu uma eleição. Qual a receita para vencer sempre?
Dr. Ivo Queiroz – Nunca me afastar de Vitória, viver em Vitória permanentemente, de manhã, de tarde e à noite; é ser político todo o tempo e porque não dizer também? – a tinta verde de meus bilhetinhos e de minhas receitas médicas.
JV – Quem é o seu maior cabo eleitoral, ou quem foi o seu maior cabo eleitoral do último pleito?
Dr. Ivo Queiroz – Foram os meus opositores que não souberam fazer política contra mim.
JV – Qual a mensagem que V. Excia. gostaria de enviar ao povo vitoriense nesse momento?
Dr. Ivo Queiroz – Agradeço a compreensão que ele está tendo no meu início de administração, pois se fiz pouco, é porque a situação financeira do município encontra-se em dificuldade. Assim que melhorar, iniciarei a construção de grupos escolares para dar educação as crianças de dois a sete anos, construção de postos médicos nos bairros onde não existirem, distribuição de medicamentos para as pessoas carentes, e incentivo para aqueles que não tem onde morar construírem as suas casinhas.”
Utilizamos algumas referências do livro História da Vitória de Santo Antão, 1983 a 2010 – pág 121 a 124.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates