27 de março de 2012

Paróquia de Santo Antão em Vitória completa 300 anos de existência

Do Portal da Prefeitura da Vitória

Vitória de Santo Antão comemora a partir de hoje a fundação de um dos mais importantes símbolos cristãos de Pernambuco, a Paróquia de Santo Antão, antes conhecida como Freguesia de Santo Antão ou Freguesia da Vitória de Santo Antão, que completa 300 anos e está entre as mais antigas do Estado.
A história
Num estudo feito pelo Padre Theodoro Huckelmann, de nacionalidade alemã, estudo este publicado no “Boletim Arquidiocesano” de 09 de julho de 1976, consta que, quando era Bispo de Pernambuco Dom Manuel Álvares da Costa, foram criadas entre os anos de 1710 e 1715, as freguesias de Nossa Senhora dos Prazeres, de Maranguape, e da Vitória de Santo Antão,.
Tal afirmação também pode ser encontrada no Dicionário Histórico, Geográfico e Estatístico de Pernambuco, que ratifica a informação de que a paróquia foi memso criada em 1712 adicionando ainda a afirmação de o Bispo Dom Manuel Álvares da Costa criara a Paróquia atendendo a uma solicitação dos moradores da então Vila de Braga, nome do vilarejo que existia onde hoje é a cidade de Vitória de Santo Antão, criada pelo português Diogo de Braga.
Em 1626 foi edificada a Capela de Santo Antão, que (depois de incendiada pelos holandeses e posteriormente reconstruída) com o andar dos tempos, veio a servir de Matriz.
O primeiro livro de Tombo onde estão os primeiros registros da Paróquia de Santo Antão, informa que o 1º Vigário da Freguesia foi o Padre José Fernandes da Cruz, que esteve à frente da Paróquia de 28 de maio de 1732 a 10 de julho de 1738, e que os primeiros assentamentos de batizado e casamento são de 1732.
Ressalte-se que o Professor José Aragão, conhecido historiador do município e um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, em estudo publicado na “Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão”, vol. IX, afirma que “colheu subsídios suficientes para afirmar que Santo Antão da Mata era Freguesia em meados do século XVII” e que “é lícito admitir que em 1673, antes da criação da Diocese de Olinda, a povoação de Santo Antão da Mata era sede de Freguesia, pouco menos de 50 anos depois de Diogo de Braga haver nela construído as primeiras casas e a capela do santo eremita”. No estudo citado, o Prof. Aragão cita os documentos que o autorizam a fazer tais afirmações, o que nos deixa claro que a Paróquia de Santo Antão pode ser ainda mais antiga que os seus 300 anos de comemoração, não se podendo determinar com exatidão o ano de sua criação.
Em 1874 a velha Igreja Matriz foi demolida, e foram  lançados os alicerces para a construção de um novo Templo. No dia 29 de junho de 1881 o então Vigário Cônego Marcolino Pacheco do Amaral inaugurava solenemente a nova e bela Matriz que existe hoje e, apesar de inacabada, já tinha condições de abrigar os fiéis para a celebração dos atos religiosos. Posteriormente, algumas restaurações foram feitas em nossa Matriz, porém, sem alterações substanciais. A última grande reforma foi iniciada em 1979 e encerrada em agosto de 1984, quando também foram restauradas suas principais imagens.
Arquitetura
Quanto à sua arquitetura, a Matriz de Santo Antão apresenta uma mistura e sucessão harmoniosa de estilos, ora de origem grega, ora de origem romana, onde podemos identificar o Neoclassicismo que vinha chegando ao Brasil justamente na época de sua construção. Essa mistura de estilos, reflexo das influências de sua época, faz com que se torne verdadeira aula de arquitetura religiosa e uma das mais bonitas Igrejas interioranas.
O belo projeto arquitetônico da atual Paróquia de Santo Antão (Igreja da Matriz)  foi  idealizado e planejado pelo arquiteto italiano Frei Francisco Maria de Vicenza, da ordem dos Capuchinhos, quando de sua vinda ao Brasil, com a finalidade de construir a Basílica da Penha, no Recife. Outro Capuchinho também italiano, Frei Cassiano de Comachio, foi encarregado de construir a atual Matriz de Santo Antão.
Como dissemos, mesmo inacabado,o templo logo foi aberto ao culto no dia 26 de junho de 1880; porém, somente no ano seguinte, já sem a presença do Frei Cassiano, que fora transferido para prestar serviços em outra seara, a Matriz de Santo Antão foi oficialmente inaugurada aos 29 de junho de 1881 pelo então Pároco, Cônego Marcolino Pacheco do Amaral, um belo espaço que comporta aproximadamente 300 pessoas sentadas.
hoje, a Matriz de Santo Antão é comandada pelo conceituado Padre Renato Cavalcante.
Comemorações
Como parte das comemorações, hoje haverá uma concelebração eucarística dirigida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife Dom Antônio Fernando Saburido, além da presença de 100 padres convidados pelo Pároco Renato especialmente para a festa que começa às 19h, na Matriz de Santo Antão, e será transmitida ao vivo pela TV Nova Nordeste, canal 18 em Vitória. Também está programada uma confraternização no Pátio de Eventos ao lado da Igreja.
Parabéns a Paróquia de Santo Antão pelos seus 300 anos de existência e evangelização!
Saiba mais sobre a paróquia de Santo Antão acessando:                www.paroquiadesantoantao.com.br



Imagens da Igreja:






Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates