24 de junho de 2012

Fogos de artifício, perigo ou diversão?


Por Raiká Jordan do VITÓRIA NOW

Nesta época do ano é muito comum ocorrer acidentes com fogos de artifício. As emergências dos hospitais ficam lotadas de pessoas que sofreram queimaduras de 1º, 2º e 3º grau. Mostrando assim, que neste caso, fogos de artifício não são brincadeira.

Outra brincadeirinha que não tem graça nenhuma, é a tal de pular fogueira. Pois quase sempre alguém sai ferido. Todo o cuidado é pouco, nas embalagens de todos os fogos há recomendações, tais como faixa etária de usuários e locais apropriados para a manipulação. Embora, nenhum tipo de fogo de artifício seja totalmente seguro para o manuseio de crianças. Nem mesmo os classificados como categoria A, destinados a esse público, dispensam a supervisão de um adulto.

Embora sendo uma brincadeira perigosa, os fogos de artifício uma tradição em vários lugares do Nordeste e alguns outros estados do Brasil. Tanto para comemorar o São João, quanto para festividades especiais.

Caso você se machuque, não interessa qual a profundidade da queimadura, o primeiro cuidado é a utilização de água corrente na zona lesada. Um jato suave de água fria (não usar gelo), por dez minutos, na zona queimada é o melhor tipo de tratamento imediato para a queimadura. Nunca usar nas lesões produtos como creme dental, sabão, borra de café, manteiga ou azeite, nem tentar descolar tecidos grudados na pele queimada.

Em todas as situações deste tipo de lesão, o médico deve ser consultado imediatamente. Casos mais graves e em grande parte do corpo devem ser encaminhados para atendimento de urgência e emergência no Hospital de Trauma.

Telefones úteis:

>>Hospital João Murilo de Oliveira
Av. Henrique Holanda, 87 - Matriz, Vitória de Santo Antão - PE, 55612-902
(81) 3523-1453 .

>>APAMI- Hospital e Maternidade

Rua Dr José Augusto, 645 - Vitória de Santo Antão - PE, 55612-510

(81) 3523-1445 

E em caso de incêndios: Bombeiros - 193

Com informações de Laurence César de Souza, cirurgião plástico restaurador, CRM 2887.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates