27 de junho de 2012

UPE terá mudanças no seu sistema de ingresso

Os feras que estão se preparando para ingressar na Universidade de Pernambuco (UPE) terão novidades a partir da seleção deste ano. Alteração no conteúdo programático, mais tempo de prova e aumento no número de questões foram algumas delas. As mudanças, anunciadas pela Comissão de Concursos Acadêmicos da UPE, valem tanto para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) quanto para o Vestibular 2013.

A partir da próxima seleção, os candidatos terão que informar no ato da inscrição os números da identidade e do CPF próprios. Aqueles que ainda não possuem os documentos terão que providenciá-los. Outra mudança foi o aumento de questões das provas: o Seriado passará a ter 100 e o Vestibular 148 quesitos. Já os alunos do 1° e 2° anos do Seriado continuam com 90 questões. A disciplina de matemática do SSA3 (para estudantes do terceiro ano do ensino médio) ganhou mais dois quesitos, passando para 12, enquanto que as de sociologia e filosofia passarão a ter 8. Língua estrangeira passou a ter quatro a mais que no ano passado, totalizando 10 questões. No Vestibular, apenas as disciplinas de sociologia e filosofia ganharão mais questões, passando de 6 para 10.

Devido ao acréscimo de questões, o tempo de realização dos exames também aumentou. “Os candidatos terão mais meia hora por dia para responder às provas. Agora serão quatro horas e meia”, informou a presidente da Comissão, professora Izabel Avelar. A UPE também modificou a denominação de alguns cursos, como o de engenharia mecatrônica, que passou a ser chamado de automação e controle, e o de licenciatura em informática oferecido no campus de Garanhuns, alterado para licenciatura em computação. Essas mudanças visam atender à adequação da proposta pedagógica dos cursos, que estão sendo reformuladas diante das demandas do mercado de trabalho, das necessidades regionais de Pernambuco e da formação ampla para os profissionais dessas áreas.

CONTEÚDO – Outra modificação anunciada diz respeito ao conteúdo programático das provas dos dois processos de ingresso, que passam a valer também já na próxima seleção, nos testes aplicados de 2012 a 2014, para entrada na Universidade no triênio 2013-2015 (confira o conteúdo aqui). As disciplinas de espanhol e matemática, por exemplo, sofreram intervenções tanto na distribuição dos conteúdos como na adoção de alguns tópicos. Outras, como química, sofreram reorganização dos conteúdos por ano do ensino médio.

As alterações foram discutidas com a comissão da UPE, representantes de colégios privados do Recife e a Secretaria Estadual de Educação. “Nessa nova proposta da Universidade, dialogamos com especialistas da banca elaboradora das provas e com os diretores das escolas para compor um programa mais adequado aos candidatos e com o que a comissão queria, contemplando todos os lados. Foi um grande passo na busca pela melhoria da educação básica, tendo como referência as orientações do Ministério da Educação e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).”, ressaltou o vice-presidente da Comissão, o professor Ernani Martins.

Através das reuniões, os representantes de escolas recebem as informações diretamente da universidade, num diálogo que busca a melhoria da formação no ensino médio. Assim, conseguem preparar os alunos de maneira sólida e sem surpresas. “As escolas começam a se familiarizar com o processo de ingresso da UPE em todas as etapas e como eles convivem com os estudantes por um longo período, conseguem construir as expectativas para o que buscamos: uma avaliação seletiva de qualidade.”

Em 2013, a instituição adotará o Enem como primeira fase, para os estudantes que pretendem ingressar em 2014 através do Vestibular. Na segunda fase, a UPE aplicará as provas com o conteúdo de referência implementado a partir deste ano. Já o Seriado não mudará.

fonte: Universidade de Pernambuco


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates