23 de julho de 2012

Mão de obra turística no interior do Estado receberá capacitação para a Copa


José Otávio de Meira Lins-CET-PE, Dalvaneide Araujo-Senac, Sérgio Aroucha-Astur.
Portal Revista Hotéis
A  Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio de Pernambuco viabilizou uma parceria entre a Astur/PE – Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco e o SENAC que profissionalizará a mão-de-obra no turismo em 38 municípios da região (Abreu e Lima, Águas Belas, Agrestina, Bezerros, Amaraji, Belo Jardim, Bonito, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Garanhuns, Gravatá, Itamaracá, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Paudalho, Pesqueira, Petrolâdia, Petrolina, Recife, Rio Formoso, Ribeirão, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Taquaritinga do Norte, Tabira, Triunfo, Vitória de Santo Antão, Vicência e Venturosa). Os encontros contarão com a participação do SENAC, que, após mapear as necessidades de cada município, oferecerá cursos profissionalizantes através do projeto de Interiorização do PSG (Plano SENAC Gratuidade). As qualificações já começarão a ser realizadas em agosto.
O Coordenador da CET-PE, José Otávio Meira Lins, diz: “Pela primeira vez no Estado, conseguimos reunir 38 secretários de turismo de municípios da região para discutir quais são os calos na prestação de serviço ao turista. Identificamos o que pode ser melhorado e o SENAC realizará um programa de treinamentos que atenda a todas as cidades. Nosso objetivo é qualificar os profissionais que atuam no setor para melhor atender as demandas que virão com a Copa do Mundo de 2014”. A Câmara Empresarial de Turismo e a Associação das Secretarias de Turismo serão responsáveis pelo monitoramento das atividades.
Para o presidente da ASTUR, Sérgio Aroucha, a mão-de-obra qualificada poderá incrementar no volume de visitantes para o Estado. “A necessidade de mão-de-obra qualificada nas atividades turísticas tem sido apontada como um requisito primordial para atrair mais visitantes, não apenas nos períodos festivos, mas de forma permanente, bem como promover a interiorização do turismo no Estado, não só gerando um aumento expressivo na renda e empregabilidade, como também melhorando a condição de vida do município numa perspectiva sustentável”.
Entre os cursos que serão ministrados pelo SENAC, estão: bartender, camareira, condutor de visitantes, garçom básico, cozinheiro básico, auxiliar de cozinha, organizador de eventos, monitor de recreação, enfermagem, gestor de pequenos hotéis e pousadas, gestor de restaurante e bares, além de cursos de idiomas, a exemplo de inglês e espanhol. Os cursos são gratuitos e os interessados deverão se dirigir aos departamentos de Turismo das prefeituras locais para obter maiores informações sobre as datas e cursos.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates