4 de agosto de 2012

Comemorações e homenagens tomaram conta do feriado da Batalha das Tabocas dos 367 anos


 
A tradicional queima de fogos marcou o inicio das comemorações dos 367 anos da Batalha do Monte das Tabocas, nesta sexta-feira, dia 03 de agosto.
As celebrações começaram às sete horas com um Momento Cívico-cultural, com hasteamento das bandeiras da Vitória de Santo Antão, de Pernambuco e do Brasil na Praça do Anjo. Logo em seguida, foi dada a largada da 35ª Corrida do Monte das Tabocas, com saída da Praça do Anjo até o Monte, num percurso de nove quilômetros.
O evento prosseguiu com a tradicional Procissão de Nossa Senhora de Nazaré (Nossa Senhora do Desterro) no trajeto Livramento, centro, Águas Branca, Santana, Monte das Tabocas, local onde em três de agosto de 1945 foi construída a Capela de Nossa Senhora de Nazaré. Já no monte foi celebrada a missa campal pelo Pe. Josenildo, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Bela Vista.
O Monte das Tabocas foi palco em três de agosto de 1645 da célebre batalha entre os luso-brasileiros e holandeses. Os primeiros, liderados por Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, entrincheirados nas partes altas e protegidos pelos tabocais, derrotaram os flamengos dando início, segundo historiadores, ao sentimento de pátria e o embrião do Exército Brasileiro.

Informações da Prefeitura da Vitória
confiram algumas imagens:














Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates