23 de novembro de 2013

Alunos da Universidade Federal Fluminense realizam pesquisa em Vitória de Santo Antão

Alunos e professores são do curso de Geografia. (Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória)


Um termo de colaboração firmado entre a Secretaria Municipal de Agricultura com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) trouxe à Vitória de Santo Antão, no início da tarde desta quinta-feira (21), alunos e professores do curso de Geografia da universidade do Rio de Janeiro.


O grupo formado por quarenta e oito alunos e professores, foi recepcionado pelo representante da Secretaria de Agricultura, Márcio Lima. Em seguida, visitou o assentamento Natuba e uma propriedade agrícola produtora de hidropônicos, no engenho Jenipapo.

A visita de campo teve como objetivo acompanhar in loco o processo de mudança da região da cana-de-açúcar pernambucana, produtora de alimentos e de desenvolvimento industrial, a fim de gerar dados sobre a qualidade de vida e a nova condição social e socioeconômica da população.  A visita também proporcionou, entre outros assuntos, uma abordagem sobre a origem da Ligas Camponesas, movimento social de reforma agrária de repercussão nacional, originado em Vitória de Santo Antão entre as décadas de 1940 e 1950.

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória

Segundo o pesquisador e professor da disciplina de Gestão Agrária da UFF, Carlos Alberto Franco da Silva, Vitória de Santo Antão está reinventando o seu potencial econômico ao apresentar novas e importantes alternativas de geração de renda, paralela a formas tradicionais e continua tendo um destacado papel na economia do Estado. “Para nós essa região é uma importante área de pesquisa. Estamos fazendo um apanhado. A ideia é mostrar aos alunos o recuo da pecuária, o avanço da caprinocultura e a problemática da pequena produção no Agreste. Na Zona da Mata, Vitória de Santo Antão tem um passado rico na produção da cana-de-açúcar e de movimentos sociais ligados a questão agrária brasileira. A gente acredita que Vitória tem muito a nos oferecer no sentido de estudo sobre a problemática, e nesse último momento  por conta dessa transição com novas alternativas econômicas de geração de renda que estão sendo desenvolvidas no município e que irão influenciar diretamente os níveis socioeconômicos da população e em sua qualidade de vida.”, afirma Silva.

Com informações da Prefeitura da Vitória




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates