17 de maio de 2014

Amigos, amigos, política à parte

Do Jornal A Verdade

Não se faz política com inimigos, se faz, muitas vezes, por causa deles. Mas existem amigos em política? A lealdade quase canina à alguém que detém o poder pode trazer algum benefício? São essas e muitas outras perguntas que infelizmente não têm respostas. Ou têm?

Na nossa aldeia Vitória de Santo Antão tivemos a bem pouco tempo a aliança politica e profunda ‘amizade’ entre Aglaílson, Geraldo Enfermeiro e Aglaílson Júnior. Essa amizade foi crucial para a governabilidade do então prefeito José Aglaílson que tinha Geraldo Enfermeiro como presidente da Câmara resolvendo todas as questões de interesse do executivo junto ao legislativo. Aglaílson saiu do poder, Geraldo também e a amizade se acabou. É bom lembrar que Aglaílson teve Geraldo como um ávido defensor de seus interesses políticos na Câmara municipal e na cidade. A paga à Geraldo Enfermeiro e Sylvio Gouveia veio com o esvaziamento do PSB, que deixou o partido sem condições de eleger mais de um vereador. O único que persistiu no partido, o médico Saulo, foi eleito no rateio do coeficiente por cerca de 100 votos.

Geraldo Enfermeiro tinha um plano B. Colocou o filho, Geraldinho, em tempo hábil no PST e conseguiu elegê-lo vereador. Sylvio Gouveia desistiu de disputar à reeleição.

A ‘amizade’ de Geraldo Enfermeiro ficou então restrita ao deputado Aglaílson Júnior. Vizinhos de propriedade rural, localizadas junto à Sadia, a amizade se desfez quando o deputado fechou a porteira de sua propriedade proibindo o acesso do vereador amigo e demais usuários pelas suas terras.

No plano estadual tivemos o fim da aliança entre o PTB e o PSB, quando o governador Eduardo Campos sinalizou para indicar candidato a sua sucessão oriundo do PSB. Armando Monteiro que tinha sido eleito senador no palanque de Eduardo tomou destino e se lançou candidato a governador pelo PTB.

O PT de Lula, que era propalado como amigo incondicional de Eduardo Campos, quando viu a concretização da candidatura de Eduardo a presidente rompeu com o amigo e se aliou ao seu adversário em Pernambuco, o senador Armando Monteiro.

A escolha do candidato a prefeito em Vitória de Santo Antão, com o apoio e as bênçãos do atual prefeito Elias Lira começa a fazer as primeiras vítimas. É o famigerado fogo amigo. Tem secretário da atual administração municipal, sem a menor condição política, administração ou pessoal (carisma) de pleitear a sucessão de Elias Lira, mas faz carga contra companheiros de administração que poderia ocupar tal espaço. Como estamos muito longe das eleições municipais, esse fogo tende a se apagar por falta de combustível.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates