6 de agosto de 2013

Vitória de Santo Antão inicia debate para elaboração do Plano Municipal de Cultura


Com objetivo de debater programas e ações de caráter cultural, artistas, produtores, articuladores culturais, representantes do poder público e da sociedade civil deram início nesta segunda- feira (05), a segunda Conferência Municipal de Cultura da Vitória de Santo Antão. 
 Promovido pela  Prefeitura da Vitória em parceria com o Conselho Municipal de Cultura a conferência é uma oportunidade de a sociedade civil discutir junto ao governo local as prioridades culturais do município e elaborar o Plano Municipal de Cultura, ferramenta de gestão que irá alinhar o município às metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), permitindo que recursos e programas do calendário nacional sejam executados em nossa cidade, estimulando a produção cultural local. O debate também vai estimular nesta terça-feira, segundo dia do evento, a construção de politicas públicas nas esferas estadual e nacional.
 
A segunda Conferência Municipal de Cultura   contou com as presenças de Thiago Rocha, representando a Secretaria Estadual de Cultura e a Fundarpe; Rembrandt Junior, representando a Rede Globo Nordeste, o secretário de Cultura. Turismo e Esporte, Paulo Roberto que também representou o prefeito Elias Lira; o vice-prefeito, Henrique Filho e o deputado estadual Henrique Queiroz; Tarciana Castelo Branco, representando o Fórum das Entidades; Leonardo Edardna, representando o Vid’arte; Sandra Cristina, presidente do COMDICA; o secretário de controladoria geral do município, Flávio Costa e a secretária Executiva de Assuntos Jurídicos, Risomar Oliveira; o secretário de Ação Social, Manoel Aldo; e o secretário Executivo de Comunicação Social Djalma Andrade.
 
Na abertura do evento Rembrandt Junior destacou que a cultura que se faz em Vitória de Santo Antão é muito densa e de grande valor histórico. “Cabe a cada um apresentar propostas e projetos para engradece-la. Espero que essas propostas cheguem até nós como pauta para nossos programas, como ocorre com eventos tradicionais.” pontuou. 

Em seguida o representante da secretaria Estadual de Cultura e da Fundarpe, Thiago Rocha,  afirmou que o Estado se faz representar para ouvir as demandas da sociedade, dos setores, da conferência em Vitória de Santo Antão. Segundo ele R$ 33,5 milhões são injetados diretamente na cultura do estado, mas que há uma atenção para que esse recurso não fique concentrado em determinada região.  ”Nos preocupamos  em saber se esse dinheiro está chegando as todas as regiões, porque só assim nossa diversidade cultural estará representada.”. Como incentivo ele citou o  Funcutura e programas como o Ponto de Cultura e Cultura nas Feiras, desenvolvido em Vitória de Santo Antão,  que procura valorizar e estimular o que é da terra.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto, afirmou  durante a abertura oficial do evento que “temos um governo que está a todo momento procurando resolver os anseios da sociedade. Hoje temos mais uma oportunidade de forma organizada estabelecer uma agenda cultural para o município, através do debate e da discussão de ideias,  de acordo com a necessidade de cada setor.” . O secretário fez um paralelo com a primeira conferência realizada em 2009, apontou avanços e destacou outras iniciativas como colocar na grade escolar uma disciplina sobre a história da cidade e a aquisição de livro que conta a narrativa.
 
Em seguida foi lido o regimento pelo secretário Executivo de Comunicação Social, Djalma Andrade e aprovação do mesmo. A estudante Suelen Oliveira apresentou uma literatura de cordel com texto próprio falando do valor histórico da Batalha das Tabocas e explicou a origem  indígena do nome do Rio Itapacurá. Depois a secretária Executiva de Assuntos Jurídicos, Risomar Oliveira, explanou sobre o equipamento cultural do CEU que será construído na comunidade de Conceição II (antigo Iraque); por fim, o secretário de controladoria geral do município, Flávio Costa, detalhou o Plano Nacional de Cultura.
 
A conferência segue nesta terça-feira com com credenciamento e Coffee Break, às 8h; discussão nos grupos temáticos às 9h; almoço às 12h;  sistematização, plenária final e eleição de delegados para a etapa estadual às 13h30; apresentação cultural e encerramento às 16h.

Informações da Prefeitura da Vitória


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates