30 de setembro de 2013

Prefeitura realiza reunião para indicar vitorienses ao Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco


Numa iniciativa inédita no país, Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a instituir, no âmbito da Administração Pública, o Registro do Patrimônio Vivo, que reconhece e gratifica com uma pensão vitalícia mensal representantes da cultura popular e tradicional do Estado.
A Lei do Patrimônio Vivo de Pernambuco (nº 12.196, de 2 de maio de 2002) tem objetivo de reconhecer, valorizar e apoiar mestres e grupos que detenham os conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e preservação se aspectos da cultura tradicional ou popular, formas de expressão, saberes, ofícios e modo de fazer.

Para concorrer os candidatos devem ser brasileiros, residentes em Pernambuco há mais de 20 (vinte) anos; comprovar participação em atividades culturais há mais de 20 anos anteriores à data do pedido de inscrição; estar capacitados a transmitir seus conhecimentos ou técnicas a alunos e aprendizes.

A seleção dos contemplados é realizada através de um processo de candidatura por indicação de entidades culturais e órgãos governamentais e da avaliação do Conselho Estadual de Cultura (CEC). Os agraciados assumem a missão de transmitir os seus conhecimentos a alunos e aprendizes em programas de ensino e aprendizagem.

Com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte Municipal, Vitoria de Santo Antão apresentará pela primeira vez candidatos para concorrer ao registro. O secretario de Cultura Turismo e Esporte, Paulo Roberto, convidou entidades com fins culturais bem como representantes da sociedade civil atuantes e com experiência  na área da cultura para discutir sobre os indicados.

A reunião acontecerá nesta terça-feira, 01 de outubro, na Biblioteca da FACOL a partir das 15h, e segundo o secretário, todos estão convidados  a participar e indicar vitorienses com reconhecido talento que possam merecer o registro.

Com informações da assessoria




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates