9 de novembro de 2013

Dois indicados pela Secretaria de Cultura da Vitória concorrem ao prêmio “Registro do Patrimônio Vivo Estadual”

Dois nomes indicados pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporta da Vitória foram selecionados para concorrer ao concurso Publico do Registro do Patrimônio Vivo Estadual. O prêmio é um reconhecimento aos que contribuem e/ou preservam a cultura Pernambucana há mais de 20 anos.

O Registro do Patrimônio Vivo reconhece e gratifica com uma pensão vitalícia mensal representantes da cultura popular e tradicional do Estado e foi criado através da Lei do Patrimônio Vivo de Pernambuco (nº 12.196, de 2 de maio de 2002) que tem o objetivo de reconhecer, valorizar e apoiar mestres e grupos que detenham os conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e preservação se aspectos da cultura tradicional ou popular, formas de expressão, saberes, ofícios e modo de fazer.

Foi por meio da  Secretaria de Cultura Turismo e Esporte que instituições e artistas tiveram acesso as informações necessárias para que os mesmos indicassem candidatos ao possível premio. Conforme resultado parcial da FUNDARPE dois candidatos dos 54 habilitados são natos representantes de nossa cultura. São eles: Nestor Pedro da Silva (Seu Nestor), do Maracatu Leão da Vitoria; e Jose Balbino Alves Filho, “Seu Zezinho do Urso Preto”. Eles estão entre os 54 habilitados em todo o estado. Apenas 3 serão contemplados anualmente.

Para 2014, a Secretaria de Cultura Turismo e Esporte da Vitória toma a iniciativa de  catalogar como forma de homenagem, o Patrimônio Vivo de seu município. O material será distribuído nas escolas, bibliotecas e outras instituições com fins culturais como forma de difundir e preservar o patrimônio vivo local.

Veja abaixo o histórico dos habilitados. 


José Balbino Alves Filho - casado, aposentado o Sr Jose Balbino Alves Filho tem 9 filhos. Foi envolvido com a cultura popular  carnavalesca graças a seu avô que era presidente e fundadora  do URSO PRETO AFRICANO e puxava diversos foliões no bairro da Rua Amarela e desfilava nas ruas da cidade da Vitoria de Santo Antão. Tradição esta que passou para o filho Sr Jose Balbino Alves (filho) e Atualmente com o Sr.Jose Balbino Alves Filho ( neto ) que está com 72 anos.
Em 1969, o Sr. Jose Balbino, mais conhecido como Sr. Zezinho, assumiu o URSO PRETO AFRICANO que desfila nas ruas da cidade de Vitoria de Santo antão há mais de 30 anos no Domingo e na terça feira de Carnaval. Inicialmente o Urso Preto Africano tinha em sua formação O Urso (Sr. Zezinho)  a batucada e o estandarte. No decorrer dos anos, pela tradição da cidade da Vitoria de Santo Antão em carros alegóricos, Sr. Zezinho timidamente nos anos 90 improvisou e decorou um carro alegórico com suas filhas e sobrinhas fantasiadas em cima de uma carroceria de caminhão. Em 2006 a troça de Sr. Zezinho decidiu incrementar ainda mais e trocou a batucada pela orquestra atendendo a demanda de foliões que o URSO PRETO vinha arrastando e neste mesmo ano saiu com carro alegórico onde desfila ate hoje contribuindo para a continuidade na tradição de alegorias do município. Sr. Zezinho, sempre envolvido com a cultura popular, já teve quadrilha e ganhou diversos prêmios em concursos de bairros. Na rua onde mora é conhecido como um grande líder da comunidade com festas de rua.
Hoje Sr. Zezinho apesar das limitações da idade continua a desfilar com a roupa do URSO PRETO com muito orgulho. Seu filho Josimar Balbino Alves é responsável por catalogar fotos,  confeccionar as fantasias juntamente com sua esposa.
Nestor Pedro da Silva – nascido na cidade de Gloria do Goitá,  casado, aposentado, pai de 6 filhos. Teve os primeiros contatos com o Maracatu através de seu sobrinho, que era brincante na cidade de Gloria do Goitá. No início dos anos 90 mudou com a família para a cidade de Vitoria de Santo Antão e em 1992 fundou o Maracatu Leão da Vitória, que sai às ruas até os dias de hoje.
Atualmente o Maracatu tem 60 integrantes distribuídos entre Batedores, Rei, Rainha, Dama do Passo, A Burra, Ponta de linha, Lampiões, Floristas, Mestre, Contra Mestre, Baianas e Bandeirista. Sr. Nestor, por não ter um patrocinador que o apoie na manutenção e confecção das roupas e alimentação do grupo, tira do próprio bolso para que o Maracatu Leão da Vitória visite mais de 10 cidades da Zona da Mata no período do carnaval. Sr Nestor, além de preservar a tradição do Maracatu na Zona da Mata, já conseguiu influenciar seus filhos e netos a também serem brincantes dando assim continuidade  e salvaguardando a diversidade cultural do nosso Estado. Aos 74 Sr. Nestor sente-se feliz e orgulhoso por ter engajado toda sua família no Maracatu. O Maracatu do Sr. Nestor é um dos derradeiros da Mata Sul e um dos mais esperados.

Informações da Prefeitura da Vitória



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates