6 de dezembro de 2013

Zoológico de Vitória de Santo Antão está fechado há mais de um ano

Jaulas e viveiros foram ampliados após reforma

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória

O Zoológico Melo Verçosa, o segundo de Pernambuco e único do interior, localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, desde setembro de 2012 está de porta fechadas para o público, por determinação do Ministério Público. A interdição do MPPE foi por falta de condições do local, que teria jaulas de tamanho insuficiente para os animais e não apresentaria segurança nem para as pessoas nem para os animais que estavam lá. O Zoo foi inaugurado em 1950 e nesses mais de 60 anos, nunca recebeu licença ambiental para funcionar.

A prefeitura do município, na tentativa de manter o espaço de lazer, realizou reforma para adequar o espaço para os animais. Algumas jaulas onde os animais são mantidos e vários pontos receberam grama. Uma área de quarentena para os animais que ficarem doentes foi construída e os espaços das aves maiores ganharam mais altura, permitindo que as árvores façam parte do ambiente. A cozinha e o ambulatório também receberam reforma.

O zoológico de vitória tem 104 animais. Entre as aves, muitas araras, um urubu-rei, um gavião. Também há mamíferos pequenos, como macacos, o quati, o papa-mel, o gato selvagem. O urso pardo Bruno, que antes estava com problemas na pelagem, teve sua qualidade de vida melhorada. Sua piscina mais que dobrou de tamanho, e seu viveiro também. Bruno até ganhou mais alguns quilos.

O rei da bicharada, o leão Alceu, teve sua jaula e espelho d’água ampliado. O local também ganhou alguns troncos para o animal se exercitar. Alceu está cego de um olho e possui catarata no outro. Ele sofre de uma doença que provoca a degeneração das articulações, dificultando sua locomoção.

Em entrevista ao programa Nordeste Viver e Preservar, da TV Globo Nordeste. O procurador do município, Washigton Amorim, afirmou que o espaço já possui condição de funcionamento. O procurador está confiante que após serem realizadas as vistorias, o local volte a funcionar.

A solução definitiva do Zoológico passa pela mudança de endereço e a criação de um Bioparque, numa área dez vezes maior do que a do atual zoológico, para onde os animais seriam transferidos. São doze hectares já desapropriados, bem próximo ao Sítio Histórico Monte das Tabocas. 

Enquanto o bioparque não fica pronto, o município tenta reabrir o zoológico. “O município não abre mão desse zoológico, e não abriu, pelo fato de ser um zoológico tradicional no estado de Pernambuco, com 63 anos, pela capacidade de ter os animais e pelo trato que tinha com as espécies aqui. Até pela preservação da natureza”, disse o secretário de cultura, turismo e esporte, Paulo Roberto, em entrevista ao programa da TV Globo.

Confira a Reportagem Clique aqui

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates