20 de junho de 2014

Fiéis confeccionam tapetes eucarísticos em Vitória de Santo Antão

Tradição na cidade, assim como em todo o país, a confecção do colorido “tapete” envolve várias comunidades católicas da cidade, em uma só missão: exaltação de fé e devoção

Fotos: Jefferson Ruan

Foi só amanhecer nesta quinta-feira (19), para os primeiros fiéis começarem a ocupar as ruas do quarteirão entre a Praça da Matriz em Vitória de Santo Antão. O evento uniu crianças, adolescentes, adultos e idosos com sacos cheios de serragem, areias, e até papéis coloridos para preparar os tapetes que enfeitam o centro da cidade para a procissão de Corpus Christi.

O evento faz parte da tradição da Igreja Católica, que teve origem em Portugal e chegou ao Brasil com os colonizadores. Neles são feitos vários desenhos, com o foco principal na Eucaristia. 

Os tapetes deste ano mede aproximadamente cerca de 7 metros, e é dividido entre voluntários que envolve várias comunidades católicas da cidade. 

História - A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia.
A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates