21 de junho de 2014

São João da Vitória 2014 homenageia este ano o forrozeiro Duda da Passira

Duda da Passira no São João da Vitória 2013, uma de suas últimas apresentações

O São João de Vitória de Santo antão este ano será mais que especial. Além de estar inaugurando uma nova etapa do pátio Otoni Rodrigues, que já é considerado o melhor e maior pátio de eventos da região, ter a participação de artistas renomados da música nacional como Michel Teló e Aviões do Forró, a prefeitura do município, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte presta nas festividades uma justa homenagem ao forrozeiro Duda da Passira que, como o próprio nome enseja, nasceu na cidade de Passira no Agreste pernambucano, mas considerava Vitória de Santo Antão sua terra natal onde já morava há vários anos.

Esta é a segunda vez que o Duda é lembrado nas Festas Juninas das terras das tabocas. O primeiro ano foi em 2009, quando recebeu também o título de “cidadão Vitoriense”. A homenagem mais do que merecida está estampada na logomarca oficial da festa, bem como nas peças que divulgam o evento.

Talento precoce, Duda da Passira iniciou sua profissão aos nove anos de idade, fazendo Forró Pé-de-Serra em Passira e cidades circunvizinhas, mas sua carreira tomou impulso em 1980 quando encontrou o sanfoneiro Toinho de Alagoas e o produtor Zé da Flauta, e  resolveu gravar algumas músicas com eles. A produção conjunta levou o músico a ser indicado ao Prêmio Grammy Latino em 1990.

Também no início dos anos 90, Duda emplacou o sucesso Deusa de Cetim, música de Petrúcio Amorim, que seria regravada posteriormente por vários artistas com o nome Anjo Querubim.

Como músico, nosso homenageado produziu mais de 2000 mil trabalhos em estúdios com dezenas de artistas da música nacional, a exemplo de Jorge de Altinho, Banda Limão com Mel, Novinho da Paraíba e outros tantos que tinham orgulho de se juntar a um artista que era considerado ícone do forró.

Ao lado de Luiz Gonzaga, Duda fez diversas apresentações, uma delas foi a tour Danado de Bom que rodou o Brasil inteiro, e também tocou na Casa da Cultura Mundial em Berlin – Alemanha, em 1993, realizando um sonho de muitos forrozeiros.

Com seis álbuns gravados, mais de 10 CDs lançados e 1 DVD, Duda da Passira fez uma de suas últimas apresentações justamente no São João de Vitória de Santo Antão, fechando a última noite das festividades de 2013.
O músico morreu aos 64 anos, 50 deles dedicados ao forró pé-de-serra, no dia 29 de agosto de 2013, vítima de uma hemorragia digestiva.

Além da homenagem no São João da Vitória 2014, o forrozeiro também será lembrado de outra forma. Júnior Passira, filho do artista que muito herdou do talento do pai, se apresenta nesta noite de abertura da festa (21/06) mostrando um pouco do legado daquele que representa um dos ícones da música nordestina. Salve Duda!


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates