5 de janeiro de 2015

Possível aumento das passagens de ônibus deve gerar novos protestos em Pernambuco

Mal começou o ano e o governo Paulo Câmara (PSB) junto com os donos das empresas de ônibus já planejam mais um aumento no preço das passagens.

A População da Região Metropolitana do Recife está cansada de Terminais Integrados lotados, sem ônibus, que mais parecem currais integrais, pois trata o povo de forma deplorável assim como o gado. Milhares de viagens são roubadas diariamente, pois as empresas não colocam toda a frota em circulação. Assim, faltam ônibus. Sobram irregularidades. Prova disso é que existem mais de 200 procedimentos no Ministério Público e uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Trabalho.

Ainda assim, nas jornadas de junho de 2013, o então governador Eduardo Campos afirmava que não poderia ter redução no preço das passagens. Todavia, a mobilização da juventude e a pressão popular conseguiram reduzir o valor (após mais uma desoneração do PIS/COFINS na folha). Desde aquele momento, o governo se comprometeu com a implementação do Passe Livre e da Tarifa Única na Região Metropolitana, bandeiras que defendemos há anos e foram também promessas de campanha de Paulo Câmara, no entanto, o que o governador eleito pretende é mais um aumento nas passagens acima, inclusive, da inflação e do IPCA.

De outro lado, a Frente de Luta pelo Transporte Público – PE tem tentado, desde os protestos de 2013, a instalação de uma CPI (na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa), uma das formas para a abertura da caixa preta das empresas ônibus e do Consórcio Grande Recife, mas o governo articulou para impedir que a sociedade tenha acesso à caixa-preta do Transporte. Precisamos saber quais os custos do sistema metropolitano de transporte, exigimos transparência, principalmente quando o governo já anuncia um novo aumento sem sequer publicizar as razões. Como funciona a Câmara de Compensação? Mesmo com a desoneração e isenção de muitos impostos para as empresas é necessário mais aumento? Acreditamos que não e por isso já fizemos vários atos, mas não obtivemos nenhuma resposta do Poder Público que avançasse nessas questões.

O Transporte Público deve ser um direito relacionado ao ir e vir do povo, indispensável para sua mobilidade, suas atividades de trabalho, lazer, cultura e estudos. Os corredores exclusivos para o transporte coletivo ficaram apenas nas peças de publicidade do Governo. É preciso lembrar das péssimas condições de trabalho dos motoristas e cobradores que trabalham em jornadas exaustivas e sem terem seus direitos todos garantidos. Como podem as empresas e governos quererem mais aumento?!
Frente a esta ameaça, convocamos a todas e todos para o “JANEIRO DE LUTA PELO TRANSPORTE PÚBLICO”. Estaremos, através das redes sociais, dos espaços de debate e de manifestações nas ruas, mobilizados contra mais um aumento injusto e abusivo.

Convocamos estudantes, jovens, usuários/as do transporte, motoristas, cobradores/as, metroviários, toda a sociedade e movimentos sociais para nossa Plenária nesta segunda-feira, às 19h, no DCE da UNICAP para definirmos nossos próximos passos.
Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco,
Recife, 04 de janeiro de 2014.

Confira AQUI a fala do novo Secretário das Cidades do Governo de PE


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates